“Nada é. Tudo está.”

31/03/2016

Benefícios do Óleo essencial de Bergamota


Bergamota - Citrus bergamia

Tipo de Planta: Subespécie de Citrus enxertada com árvores de laranja amarga.
Óleo Extraído de Casca do fruto por prensagem a frio.
Nota: Alta             Aroma: Fresco e cítrico, com um toque floral e perfumado.
Classe terapêutica: Calmante Tranquilizante  Diluição: Normal
Qualidade: Yang        Planeta: Sol

Propriedades: Antisséptico, antibiótico, antiespasmódico, carminativo, tônico estomacal, antidepressivo, sedativo, antitérmico, vermífugo, cicatrizante, expectorante, estimulante imunitário.

Principal Utilização:

Sistema Circulatório e Linfático: Estimulante para a circulação e principalmente o sistema linfático. Elimina toxinas, acúmulo de líquidos, gorduras localizadas e a celulite.

Sistema Digestivo:Tem ação calmante sobre o estomago, especialmente em estados de tensão nervosa, trata distúrbios gástricos como diarreia, prisão de ventre, indigestão, cólica e flatulência. É estimulante do apetite.

Pele: Trata à pele mista e oleosa, acne, cicatriz, infecções, psoríases, eczema nervoso, herpes, dermatite, rachaduras e fissuras, seborreia, é desodorizador da pele.
Tem efeito de aumentar a capacidade fotossintética da pele, tornando o bronzeamento mais rápido quando é hidratada com cremes que contenham o óleo da bergamota, vitiligo. Nesse caso, deve ser usado sem expor a pele aos raios solares por pelo menos 6h, pois como todo óleo cítrico, pode causar manchas.

Sistema Digestório: Desinfetante bucal, usado como tônico da gengiva e útil no tratamento de aftas e inflamação de garganta e mal hálito.

Sistema Geniturinário: Cistites e infecções do trato urinário. Infecções e inflamações na área genital. Tem ampla ação antisséptica e é eficaz contra gonococos, estafilococos, cólica, meningococos, vibrião Nasik, bacilo da difteria e muito mais.

Sistema Respiratório: É eficaz também contra o bacilo da Tuberculose e é indicado para todos os tipos de infecção do trato respiratório, especialmente a bronquite, e nesse caso é mais eficaz ainda quando misturado com o óleo de Limão.

Sistema Imunológico: Ótimo imunoestimulante, benéfico para casos de resfriado, bronquite, febre e doenças que atacam as defesas do organismo.

Sistema Nervoso: Estimula e acalma o sistema nervoso ao mesmo tempo, alivia ansiedade, stress, insônia, tensão nervosa e fobias. Estimula o ânimo, bom humor, vigor mental e físico. É um dos mais poderosos óleos contra a depressão, tristeza e apatia. Reanima e levanta o astral.

Uso espiritual: Dizem os místicos que este óleo possui uma vibração espiritual muito alta, facilitando uma sintonia rápida com os reinos celestiais e a aproximação do Arcanjo Jofiel, dos anjos da alegria e da iluminação. Auxilia no afastamento dos véus que nos separam dos seres de altas vibrações de amor e harmonia de outras dimensões. Em algumas religiões usa-se para ungir os participantes nos rituais de iniciação e como proteção contra os perigos, usando-se muito por isso, como protetor contra os azares e perigos físicos ou espirituais.

Curiosidades: É uma das essências mais usadas na indústria da perfumaria e o principal componente da receita clássica da Água de Colonia (Eau de Cologne) além da Lavanda, Rosa, Néroli, Cedro e Alecrim.
O óleo também é usado para aromatizar o chá Earl Grey.
O óleo essencial de Bergamota foi usado na medicina popular italiana durante muitos anos, basicamente contra febres e vermes.

Combinações: Combina bem com praticamente todos os outros óleos essenciais, dando um aroma fresco e perfumado a mistura.
É um ótimo ingrediente para óleos de massagens antiestress e relaxantes. Deve ser usado em baixa concentração devido ao aroma intenso.

Cuidados: * Jamais deve ser usado puro sobre a pele na presença da luz solar ou da ultravioleta. Mesmo quando diluído em óleo vegetal ou cremes, lembre-se que ele não protege a sua pele da queimadura dos raios solares. Não se expor ao sol depois do uso na pele, por no mínimo 6 horas, como todo óleo cítrico.
Usar diluído, e evitar na gravidez.

Como todos os óleos essenciais cítricos, esse tem validade de 06 meses a 01 ano aproximadamente, desde que guardado corretamente (em frasco de vidro escuro, bem tampado e protegido da luz e calor).

Nenhum comentário: