“Nada é. Tudo está.”

31/03/2016

Benefícios do Óleo Essencial de Alecrim


Alecrim - Rosmarinus officinalis

Tipo de Planta: Arbusto sempre verde com folhas pontiagudas e flores azuladas.
Óleo Extraído de Folhas e galhos por destilação a vapor.
Nota: Médias        Aroma: Fresco, canforado, herbal e perfumado.
Classe terapêutica: Energizante Estimulante   Diluição: Baixa
Qualidade: Yang    Planeta: Urano   Chacras: 4, 6 e 7 (limpa todos)

Propriedades: Antisséptico, antiespasmódico, analgésico, adstringente, carminativo, cefálico, colagogo, colérico, cicatrizante, digestivo, hipertensor, estimulante da circulação local, rubefaciente, expectorante, emenagogo, relaxante muscular, diurético e descongestionante.

Principal Utilização:

Pele: Pele oleosa, acne, celulite, caspa, queda de cabelo. Evita flacidez e envelhecimento da pele.

Sistema Muscular e Locomotor: Seu principal componente, a cânfora, é um ótimo analgésico. Sendo, portanto muito útil para tratar dores musculares, torcicolo, tensão muscular, gota, cansaço ou fadiga muscular, artrite e reumatismo, lumbagos, fibromialgia, dor ciática, câimbras, e problemas dolorosos em geral.

Sistema Circulatório: Má circulação, arteriosclerose, palpitações, pressão sanguínea baixa, membros frios. É estimulante da circulação local.

Sistema Nervoso: O óleo essencial de alecrim é excelente estimulante dos nervos, e pode ser usado em todo distúrbio em que haja redução ou perda da função nervosa. Nos nervos sensoriais e no caso dos nervos motores, em paralisia, perda de fala, e outros distúrbios nervosos como a histeria e epilepsia. Revigorante e estimulante do ânimo. Alivia o cansaço mental, a fadiga, o stress e a letargia.
Estimula a concentração e acalma estados de pânico e fobias.

Sistema Linfático: Estimula a drenagem dos restos metabólicos, alivia edemas e retenção de líquidos.

Sistema Respiratório: Tosses, resfriado e gripes, asma, bronquite, nariz congestionado, catarro.

Sistema Digestivo: Infecções intestinais e diarreia, tônico estomacal, colite, dispepsia atônica, flatulência e dores de estômago.

Limpeza de Ambiente: Ótimo para limpar o ar e retirar odores indesejáveis do ambiente.

Uso Espiritual: No Antigo Egito era usado nos rituais de purificação. Hoje em dia, é muito usado para proteção contra magias negras e para proteger os espaços da energia da inveja, colocando-se 7 gotas à entrada do espaço (casa, loja ou outro).

Combinações:
Olíbano, Lavanda, Citronela, Hortelã, Petitgrain, Tomilho, Manjericão, Cedro, Canela, Bergamota, Laranja, Eucalipto, Vetiver, Capim-limão, Gengibre, Pimenta Preta, Pinho, Limão.
Curiosidades:
O alecrim há muito é considerado planta sagrada. Foi usado na magia, medicina e culinária das mais antigas civilizações.
O Alecrim é uma das mais antigas e renomadas das ervas medicinais inglesas, apesar de não aparentar ser nativa desse país. Na França, era tradicionalmente usado para queimar como fumigador em quartos com pacientes.
Os antigos costumavam usar ramos de Alecrim para espantar maus espíritos e para queimar como incenso.

Cuidados:
Usar bem diluído e evitar em crianças e grávidas.
Por conter Cânfora em sua composição é hipertensor, portanto nao deve ser usado por pessoas que possuam Pressão Alta.

Os óleos essenciais herbais/frescos, são mais voláteis, tendo validade de 06 meses a 01 ano aproximadamente, desde que guardado corretamente (em frasco de vidro escuro, bem tampado e protegido da luz e calor).

Nenhum comentário: