“Nada é. Tudo está.”

10/03/2016

3 Óleos Essenciais que Aliviam Enxaqueca e Dor de Cabeça


É cada vez mais comum ver pessoas que sofrem de enxaqueca e dor de cabeça, e muitas vezes, acabam recorrendo aos medicamentos alopáticos convencionais.

O grande problema são os efeitos colaterais que essas substâncias sintéticas podem causar, como por exemplo, o efeito hepatotóxico (sobrecarga no fígado) que substâncias como o Paracetamol ou Ácido Acetilsalicílico podem causar. Além disso, eles não tratam a raiz do problema, somente o sintoma “final”.


Algumas das causas mais comuns para tantas pessoas sofrerem com este problema são: estresse, alergias, fadiga, alimentação, entre outros.

A boa notícia é que os óleos essenciais podem auxiliar (e muito!) no alívio e controle das dores de cabeça e enxaquecas. De quebra, podem trazer equilíbrio e agir na origem do problema, como por exemplo: aliviando o estresse, melhorando a circulação e equilibrando a parte emocional da pessoa.


Na verdade, muitos princípios ativos utilizados nos medicamentos convencionais que você compra nas farmácias, estão disponíveis naturalmente nos óleos essenciais.

Os óleos essenciais funcionam no tratamento de dores de cabeça e enxaquecas pois irão agir no “gatilho”, na origem, chegar à raiz do problema em vez de minimizar a dor temporariamente. 


Utilizando óleos essenciais para dores de cabeça, não existem efeitos colaterais desagradáveis ​​e você pode controlar a quantidade a ser usada, regulando a dosagem para o nível de dor de cabeça que você está sentindo.

Conheça agora 3 óleos essenciais que podem ser a solução natural para seu problema:



 Hortelã Pimenta (Mentha piperita)

Um dos efeitos mais interessantes do Óleo Essencial de Hortelã Pimenta é sua capacidade de “resfriar” por um longo período. Além disso, inibe contrações musculares e quando aplicado na região frontal da cabeça, ativa a circulação sanguínea.

Um estudo realizado em 1996 mostrou que aplicar topicamente o Óleo Essencial de Hortelã Pimenta na região frontal da cabeça e nas têmporas efetivamente alivia dores de cabeça causadas por tensão.

Inclusive existem medicamentos convencionais para alívio de dor de cabeça onde o princípio ativo é o Mentol, componente majoritário do óleo essencial.

Com o objetivo de melhorar a circulação sanguínea, reduzir a dor e aliviar a tensão, dilua duas a três gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta com seu Óleo Carreador predileto. Aplique na nuca, na testa, nas têmporas e nos ombros.



Lavanda (Lavandula angustifolia)

A variedade de efeitos e aplicações do Óleo Essencial de Lavanda é realmente incrível.

Alguns são a indução ao relaxamento e alívio da tensão, fadiga e estresse.

Esta ação sedativa, que age em nosso Sistema Límbico, tem como resultado o alívio de dores de cabeça relacionadas a estados de ansiedade, agitação e outros estados emocionais relacionados.

Por isso, alivia sentimentos de inquietação, auxilia em estados de sono perturbado e regula os níveis de serotonina, que estão relacionados com ataques de enxaqueca.

Um estudo de 2012 publicado na Neurology Europeia descobriu que o Óleo Essencial de Lavanda é uma forma eficaz e segura no tratamento da enxaqueca.

Para elevar o humor, melhorar a qualidade do sono e aliviar o stress, coloque cinco gotas de Óleo de Lavanda nos ambientes que você mais passa seu tempo durante o dia, seja em casa ou no trabalho. Você pode fazer isso com o auxílio de um difusor ou ainda diluir em álcool de cereais e borrifar no ambiente.


Aplique o  Óleo Essencial de Lavanda topicamente na parte de trás do pescoço, têmporas e pulsos para alívio do estresse ou tensões causadas por dores de cabeça. 

Para relaxar o corpo e a mente, adicione 5 gotas para um banho de água quente na banheira ou escalda pés. Respire profundamente o vapor para que as propriedades sedativas comecem a ter efeito.



Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Talvez o efeito mais conhecido do Óleo Essencial de Alecrim é seu potencial estimulante.

Além disso, possui efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, que auxiliam no alívio da dor de cabeça, na melhora da circulação e estado de alerta.

O Alecrim pode reduzir o estresse e combater os “gatilhos” que ocasionam os ataques de enxaqueca.

Use uma gota de Óleo Essencial de Alecrim Orgânico internamente, adicionando-o ao chá, água ou sopa quando estiver com dor de cabeça ou enxaqueca. 

Para reduzir a dor de cabeça, misture duas gotas do óleo com duas gotas de óleo de hortelã-pimenta e uma colher de chá de óleo de coco, e esfregue-o no templos, testa e nuca.



FORMAS DE USO

Depois de descobrir alguns Óleos Essenciais que irão aliviar a Enxaqueca e Dor de Cabeça, você deve estar se perguntando: Como utilizá-los?

Eu costumo dizer que a Aromaterapia é incrível até neste aspecto: Não existe uma regra ou procedimento padronizado para utilização dos óleos.

E se você observar, isso é muito legal, pois trabalhará em você também a criatividade e autoconhecimento.

Mas mesmo assim podemos dar algumas dicas:

Sempre inspire o óleo essencial ou Blend antes de aplicá-lo na pele. Isso faz com que nosso Sistema Nervoso já reconheça as substâncias que iremos aplicar. Além de ativar as importantíssimas funções emocionais e energéticas que recebemos através da inalação dos óleos essenciais.

Já que neste caso estamos buscando uma ação para aumento de atividades cerebrais, as têmporas podem ser um bom lugar para aplicação. Pingue 1 gota do óleo desejado, espalhe nos seus 2 dedos indicadores e aplique na região entre a orelha e os olhos (têmporas).

Cuidado para não esquecer e encostar seus dedos nos olhos, ok? Pode arder um bocado.

E por último: Use os óleos essenciais no seu Difusor de Aromas. É uma das melhores e mais eficientes formas de receber estes benefícios!

Nenhum comentário: