“Nada é. Tudo está.”

05/09/2015

Psicossomática de alguns tipos de câncer


CAUSAS PROVÁVEIS EMOCIONAIS DE ALGUNS TUMORES

Para refletir:"Guardar  ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra." William Shakespeare.

Este subtítulo trata de alguns tumores por localização dos mesmos e a causa emocional apresentada tem como base a pesquisa realizada em Hospital Universitário e nos subsequentes atendimentos a pessoas diagnosticadas com câncer no período de 2008 a 2014 perfazemos mais de 5800 atendimentos. A causa provável tem haver com a avaliação do relato das histórias de vida dessas pessoas, é apenas um parâmetro para avaliação de caso, claro que existem exceções.

Os problemas emocionais aqui mencionados servem para na anamnese o terapeuta investigar  informações neste sentido e assim poder melhor auxiliar no trabalho de apoio na anamnese e poder melhor prescrever que as essências florais indicadas ao indivíduo através da constatação das suas reais necessidades. Digo isto, porque em geral quando a pessoa procura auxílio geralmente resalta sua angústia, fala com maior facilidade do aspecto físico como desconforto durante o tratamento como dor  tendo dificuldade de abrir-se ao aspecto interno, intimo e pessoal.  Muitos estão marcados por dramas pessoais, traumas, perdas que não foram trabalhados e que geraram depressão, estresse e  ambiente propício para que a doença surgisse em sua vida qualquer doença...  neste caso o câncer.

Quero registrar que em 99% dos atendimentos realizados verifiquei nas pessoas tratadas mágoa, ressentimento, angústia, medo e revolta. Por inúmeras questões pessoais vividas ou pelo próprio processo de adoecimento. O emocional é um grande potencializador para o surgimento de doenças.

No caso do câncer a questão emocional contribui minimamente para 60% dos casos que se agrava se não tratado com o processo da própria doença.

Certamente, qualquer situação deve ser avaliada na ótica do ser individual que cada um é, as observações abaixo surgiram em decorrência dos casos atendidos e na escuta das inúmeras histórias de vida.

Local tumor/Causa PROVÁVEL emocional:

Estomago – estresse, geralmente pessoas que tiveram grande exigência emocional na vida e em suas profissões, perfil de não aceitação as circunstâncias.
Esôfago – não aceita os eventos vividos, geralmente não teve oportunidade de falar sobre tais eventos ou se bloqueou e trancou dentro de si.
Fígado – raiva internalizada, não expressão, irritação, mau-humor, dificuldade de perdoar. Pode ocorrer por metástase.
Hodgkin, linfoma – medo de não ser bom o suficiente, medo dos conflitos familiares, necessidade de ser aceito.
Intestino – pode se localizar em várias partes do intestino. Em geral denota resistência, personalidade e pensamentos rígidos, desconfiança, não libera. No reto tentar controlar as circunstâncias, não solta, não confia.
Laringe – dificuldade de falar o que incomoda, prefere ficar calado, “engolir” o ressentimento, muitas vezes opta pelo isolamento.
Leucemia – insegurança, inadequação (inconscientemente de que adianta viver?).
Mama – geralmente ocorre após uma depressão que pode ocorrer por diversos eventos traumáticos. Seu surgimento envolve situações emocionais passadas, carências, existenciais, perdas afetivas por morte (de mãe, irmã, filho, esposo), separação do cônjuge, traição. Concomitante mágoa, ressentimento, tristeza, saudade, vitimização. Também ocorre bastante com mulheres solteiras em filhos que tiveram de cuidar de pais, etc..
Ossos – falta de estrutura, apoio seja emocional e/ ou familiar, medo do futuro, sentimento de culpa e desamparo. Pode ocorrer por metástase.
Ovários – devido a problemas emocionais correntes da própria concepção (quando foi gerado ou por gerar outro ser, ou até por não ter sido mãe), criatividade, criar, gerar.
Pâncreas – falta de aceitação dos conflitos da vida que lhe são apresentados, falta tranquilidade interior.
Pele – envolve questão de limites, limites estes invadidos por outros geralmente por permissividade própria.
Próstata – geralmente medo, questões ligadas à sobrevivência.
Pulmão – tristezas, depressão, ferimentos emocionais, angústia.
Rins – raiva, medo, desapontamento, vergonha, desistência.
Tireoide, traqueia – por humilhações sofridas e não compartilhadas verbalmente.
Útero – geralmente pessoa carente não se sente amada, acolhida (pode ser no presente e no passado). Também por mulheres que não exerceram a maternidade na plenitude por diversos motivos não puderam ser mãe ou não quiseram; tiveram que trabalhar para sustento não tendo o tempo para se dedicar aos filhos ou os abandonaram. Também mulheres que foram traídas pelo parceiro ou em geral.

O CÂNCER E AS CRIANÇAS

Bem podem pensar: crianças ainda não viveram o bastante para ter uma bagagem emocional talvez compatível  que poderíamos considerar como fator de risco ou desencadeante de um câncer, mas existem muitas crianças que em tenra idade tem este diagnóstico. Qual seria a explicação?

Crianças são frutos dos pais, mesmo no ventre materno ela absorve alimentação física,  emocional  e compartilha espiritualidade dos pais. Desde a concepção estão em desenvolvimento e absorvendo tanto fisicamente como energeticamente influências e nutrição. Alguns têm em seu histórico familiar de rejeição materna, abandono paterno, problemas alimentares da mãe, problemas espirituais do casal..., absorvem agrotóxicos, tomam o que chamo de droga acima mencionado em parágrafo anterior. Como já falei  é multifatorial, a única conclusão acertada é cuidar de forma adequada e buscar estratégias que auxiliem na condução do processo de cura  conforme indicamos aqui através do uso das  essências florais tanto para a criança como para seus familiares como apoio emocional e auxiliar durante o tratamento, alguns tratamentos trazem grande desconforto físico, emocional e no espiritual.

Toda crianças está em processo de desenvolvimento e  amadurecimento tanto do seus corpo físico, emocional e se  desenvolvendo como ser espiritual. Para tratar delas precisamos conversar com os pais saber as histórias familiares para verificar  o contexto em que surge a  doença e sempre cuidar da família para que se estabeleça o equilíbrio possibilitador da recuperação da saúde e qualidade de vida.

Fonte:
A Terapia Floral na ONCOLOGIA: tratando a pessoa não a doença 
Subtítulo: Abordando os aspectos emocionais e incorporando qualidade de vida
Volume I A Pesquisa e o Sistema Floral de Saint Germain 
ISBN: 78-85-63541-37-6

Nenhum comentário: