“Nada é. Tudo está.”

03/04/2015

Estes são os benefícios de beber água de estômago vazio



Todos sabemos que nosso organismo precisa de uma boa quantidade de água diariamente para se manter bem hidratado e funcionar corretamente.Este líquido tão apreciado por todos está cheio de benefícios para a saúde que, ainda que em algumas ocasiões passem despercebidos, certamente são importantes.
De acordo com vários estudos, 75% dos músculos, 90% do cérebro, 22% dos ossos e 83% do nosso sangue são compostos de água. Tendo em mente esses dados, imaginemos a importância de consumir água diariamente para nos mantermos saudáveis. Para aproveitar ainda mais os seus benefícios, o recomendado é tomar pelo menos 4 copos de água todos os dias, imediatamente depois de levantar, ou seja, com o estômago vazio. Vejamos a seguir os benefícios de beber água com o estômago vazio.

Benefícios de beber água de estômago vazio antes do café da manhã
O consumo de água pelas manhãs pode nos aportar vários benefícios para a saúde, que podemos aproveitar se adotarmos este bom hábito todos os dias. Diariamente, nossos órgãos precisam de água para funcionar corretamente, e nada é melhor do que nos hidratarmos desde o momento em que levantamos. O consumo de água com o estômago vazio contribui para a eliminação de toxinas e outros resíduos dos quais o nosso organismo não precisa e podem, inclusive, afetar negativamente a saúde. Desta forma,ao ingerir água com o estômago vazio, você estará ajudando a desintoxicar o organismo e até a acelerar seu metabolismo.
Beber água com o estômago vazio também nos permite obter outros benefícios importantes, como a regulação da temperatura interior, a hidratação dos nossos órgãos vitais, a melhor absorção de nutrientes e a oxigenação das células.
Além de tudo isso, este hábito também pode contribuir para a perda de peso, já que a ingestão de água pode proporcionar uma sensação de saciedade que vai frear nosso desejo de comer o tempo todo.

Como consumir água corretamente?
É importante aprender a consumir água corretamente para aproveitar todos os seus benefícios. Ouvimos constantemente a recomendação de beber pelo menos 2 litros de água por dia, e 4 copos com o estômago vazio. Entretanto, não se trata de beber todos os copos de água em um mesmo momento, já que isso poderia ter efeitos negativos ao invés de benéficos.Para aproveitar os benefícios da água, devemos ingeri-la de forma tranquila, pausadamente e pouco a pouco.
Transforme o consumo de água em jejum em um hábito diário que deve ser realizado progressivamente e sem ansiedade. O ideal é beber água de estômago vazio pelo menos uma hora antes de ingerir os alimentos do café da manhã.
A água que você bebe deve ser de qualidade, livre de flúor e outros componentes químicos. O ideal é beber água à temperatura ambiente, ou preferentemente gelada. Você também pode acrescentar um pouco de suco de limão para potencializar seus efeitos.

Terapia da água
O Japão é um dos países mais populares em relação ao consumo de água com o estômago vazio. Os japoneses seguem uma terapia chamada “terapia da água”, que foi aprovada pela associação médica do Japão (Japan Medical Association), já que foi comprovado que ela ajuda a combater diferentes doenças antigas e modernas, como dores de cabeça e no corpo, problemas do sistema cardíaco, artrite, epilepsia, sobrepeso, bronquite, asma, tuberculose, meningite, doenças nos rins e urinárias, vômitos, gastrite, diarreia, hemorroidas, diabetes, prisão de ventre, todas as doenças dos olhos, útero, câncer e transtornos menstruais, doenças do ouvido, nariz e garganta.

Como fazer a terapia da água japonesa?
  • Imediatamente depois de se levantar pela manhã, você deve consumir 4 copos de água antes de escovar os dentes ou comer qualquer alimento. Lembre-se de beber a água lentamente e fazer pequenas pausas entre um copo e outro.
  • Posteriormente, você pode escovar os dentes e lavar a boca, mas evite comer durante os 45 minutos posteriores.
  • Passados os 45 minutos você pode tomar o café da manhã e comer como estiver acostumado a fazer.
  • Depois do café, evite comer durante as 2 horas seguintes.
  • Se você não se sente capaz de começar tomando 4 copos de água imediatamente depois de se levantar, comece com um ou dois copos e vá incrementando o consumo até chegar à quantidade recomendada.

Efeitos da terapia
A terapia da água japonesa não tem efeitos colaterais negativos além de sentir vontade de urinar com mais frequência para aqueles que não estão acostumados a beber muita água. Em alguns casos também podem se apresentar sintomas próprios da desintoxicação, como por exemplo, coceira, enjoo, náuseas, dores de cabeça, mal estar estomacal, ânsias, diarreia, entre outros. Entretanto, são sintomas normais que ocorrem quando nosso corpo está eliminando toxinas e combatendo organismos prejudiciais.

Nenhum comentário: