“Nada é. Tudo está.”

18/04/2014

Óleos vegetais para hidratar o cabelo

Óleos vegetais para hidratar o cabelo



Há muitos fatores como o clima, os secadores, as tintas, os produtos fixadores, o estresse, a má alimentação etc. que danificam a estrutura capilar e, por isso, sabemos que devemos usar máscaras nutritivas habitualmente.

Porém, temos uma opção mais natural e econômica que são os óleos vegetais. Cada um contribuirá com seus benefícios específicos, mas todos eles nutrirão o nosso cabelo e evitarão, também, que usemos outros produtos artificiais.
Estes óleos são adequados para pessoas que têm o cabelo seco ou quebradiço, ou ainda, para nutri-lo depois do verão ou em determinados períodos. As pessoas com o cabelo oleoso deverão evitá-los, podendo usá-los apenas nas pontas do cabelo casos essas sejam secas e duplas, evitando sempre o couro cabeludo.

Óleo de sésamo (Gergelim)

Os hindus usam muito o óleo de sésamo para massagear o corpo e o cabelo, e neste segundo caso ajudam a prevenir a calvície e a caspa. É bastante oleoso, devido a que deve ser usado para massagear todo o cabelo e couro cabeludo apenas em casos de cabelo seco. Este óleo é altamente antioxidante, rico em vitaminas e minerais, e tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antifúngicas.

Óleo de linhaça

O conteúdo em ácidos graxos ômega 3 do óleo de linhaça cuida e hidrata o nosso cabelo com profundidade, e por isso, além de consumi-lo, podemos aplicá-lo topicamente. A linhaça também contém vitamina E, mucilagem, proteína e iodo, entre outros componentes.
Não tem uma textura muito gordurosa, pelo que podemos aplicá-lo em todos os tipos de cabelos. Recomendamos especialmente para as pontas do cabelo que tendem a quebrar ou “armar”.

Óleo de amêndoa

O óleo de amêndoa é um dos mais conhecidos e usados, e um dos motivos é o seu baixo valor, e por isso também tem menos propriedades. É ideal para cabelos especialmente secos e quebradiços, para dar suavidade e para tirar o volume de cabelos com frizz e volumosos. 

Óleo de neem

O óleo de neem não é tão conhecido como os anteriores e, no entanto, tem propriedades muito potentes para a saúde do nosso cabelo. Esta árvore de origem hindu foi usada tradicionalmente na medicina ayurvédica com muito sucesso, e cada vez mais podemos encontrá-lo em lojas de produtos naturais e herbanários. Este óleo contém esteróis vegetais e ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, ômega 6 e ômega 9, assim como Azadirachtin, um limonoide que é especialmente benéfico como bactericida. O neem nos ajudará a tratar a secura, coceira, caspa, psoríase, queda de cabelo, piolhos etc.

Óleo de coco

O óleo de coco virgem, com seu delicioso aroma e sua delicada textura, é o segredo de muitas mulheres da Índia para manter os seus cabelos bonitos e saudáveis. Podemos aplicá-lo no cabelo e no couro cabeludo antes de lavar, massageando bem para que penetre com profundidade. Será muito útil em casos de caspa, dermatite seborreica ou coceiras em geral, já que tem propriedades antibactericidas. Se você tiver o cabelo muito oleoso, pode seguir o mesmo procedimento, mas usando o leite de coco.

Como aplicar?

Aplica-se o óleo escolhido sobre o cabelo seco desde a metade do cabelo até as pontas. Envolva os cabelos com filme de PVC ou uma toalha e deixe agir por pelo menos meia hora. Também podemos deixá-lo durante toda a noite. Depois lave os cabelos como de costume.
As pessoas que tenham as pontas duplas também podem aplicar algumas gotas depois de lavado. E para as que tenham um cabelo muito seco e sem brilho, recomendamos colocar duas ou três gotas na palma da mãe, esfregá-las e reparti-las bem entre as duas mãos, em seguida pentear e massagear em todo o cabelo.
Outra opção para pessoas que tenham um cabelo com tendência à aparição de oleosidade é a de misturar, em partes iguais, o óleo com gel de babosa natural, para que a máscara natural não seja tão oleosa, mas que nos permita hidratar e nutrir bem o cabelo.
Os óleos também podem ser adicionados em máscaras, shampoos ou tintas naturais como as que são à base de henna.
http://melhorcomsaude.com/oleos-vegetais-hidratar-cabelo/

Nenhum comentário: