“Nada é. Tudo está.”

18/04/2014

O INTESTINO É NOSSO SEGUNDO CÉREBRO


As células nervosas no intestino não controlam apenas a digestão.

Nós temos dois cérebros, um na cabeça e outro escondido em nossas entranhas. Os neurocientistas descobriram que o último também é capaz de se lembrar, ficar nervoso e dominar o seu nobre colega.

Ao recebermos uma boa notícia, um formigamento agradável invade a barriga, como borboletas a vibrar. Por outro lado, as situações de tensão, medo ou angústia nos corroem por dentro. A repulsa em direção a algo ou alguém pode produzir náuseas e até mesmo provocar o vômito. Estas sensações têm explicação na ciência.

Nosso intestino é literalmente forrado com mais de 100 mil milhões de células nervosas, quase exatamente como a estrutura do cérebro, cerebelo e tronco, que compõe o sistema nervoso central (SNC). Do ponto de vista estrutural, neurologistas sistema nervoso divide-se em dois componentes: o central e o periférico (SNP). O último inclui os neurônios sensoriais que ligam o sistema nervoso central para os receptores sensoriais e os neurônios motores, que se comunicam com o sistema central, os músculos e as glândulas .

Conhecido como sistema nervoso entérico ele se estende desde o esofago até ao ânus. Como acontece no crânio, o cérebro entérico produz substâncias psicoativas que afetam o humor, como os neurotransmissores serotonina e dopamina e vários opióides que modulam a dor.

O cérebro abdominal e têm dois objetivos principais:

- Supervisionar o processo de digestão, promovendo o peristaltismo, a secreção dos sucos digestivos para digerir os alimentos, absorção e transporte de nutrientes e eliminação de resíduos.

- Apoiar o sistema imunológico a defender o organismo.

O cérebro é responsável por digerir as emoções enquanto o intestino digere alimentos: Quando o paciente tem problemas em seu intestino delgado é um indicador vital da pessoa com angústia e pode se manifestar como diarréia, o que representa o medo de deixar ir. Além disso, quando os sintomas são do intestino grosso, o sintoma mais comum vai ser a constipação, que passa a representar a força do desejo de dar ou retirar . E não só no sentido material de dar, mas também sobre as emoções, o medo de exteriorizar.

O intestino libera substâncias químicas como, por exemplo, a serotonina (o hormônio da felicidade e bem-estar), em resposta à nutrição e digestão saudável. Sabe que a serotonina não ocorre apenas no cérebro mas, pelo contrário, a maior parte dela (90%) é libertado nos intestinos. Se comemos bem, com variedade e com uma contribuição proporcional de todos os nutrientes, se temos um almoço saudável (sem pressa, mastigando bem e sem distração) nosso sistema digestivo nos responde e nos agradece com uma sensação de bem-estar, dando-nos um bom suprimento de energia, vitalidade e otimismo.

Se por algum motivo a digestão e/ou trânsito intestinal é lento e incompleto estamos acumulando resíduos dentro de nós o que pode causar uma sobrecarga tóxica ou auto-intoxicação.

BEBER ÁGUA: Ingerir 2 litros de líquido por dia, comer pelo menos 400 g de vegetais misturados diariamente, leguminosas (de 2 a 3 vezes por semana) , consumir produtos fermentados, três frutas por dia, nozes mistas, pelo menos, 30 g por dia, garantem um bom funcionamento intestinal. Eventualmente, podemos acelerar o trânsito intestinal, tomando suco de ameixa, kiwis e/ou suplementos de magnésio, garantindo assim uma limpeza mais profunda.

Ao comer, devemos saborear e apreciar o processo, devagar, mastigando e analisando os gostos e texturas de comida. Não coma enquanto faz isto ou aquilo, desviando a atenção com outras atividades simultâneas, como assistir TV ou ler o jornal.

EXERCÍCIOS AJUDAM MUITO: Com uma atividade física rítmica, repetitiva, seu corpo ficará agradecido. Os movimentos e alongamentos se feito todos os dias e horas designadas, ativará os sistemas vitais e garantirá seu bem-estar, a curto e longo prazo.

OUÇA SEU CORPO: Sintomas como azia, refluxo, sensação de peso, inchaço, dor, gases, trânsito intestinal irregular, náuseas, etc, são formas de expressão e indicam que algo está errado.
O que muitas vezes acontece é que as pessoas se acostumam a viver com inchaço ou diarreia, ou acha que é normal ou constrangedor, ou sua digestão é tão delicada, sem tentar encontrar as respostas corretas e a qualidade de sua função digestiva.

CURIOSIDADE: 90% da serotonina, o hormônio do prazer, é produzido no intestino.

Fonte: microfisioterapiaabc

Nenhum comentário: