“Nada é. Tudo está.”

01/03/2014

Chá de sucupira controla artrite, artrose e reumatismo


A semente de sucupira é indicada para o tratamento de artrite, osteoartrite – conhecida como artrose – e reumatismo. Estas doenças se caracterizam por inflamações nas articulações, principalmente do joelho e dos ombros. A artrite e a artrose podem ser provocadas por um desgaste natural das articulações devido à própria estrutura do osso e às alterações no líquido sinovial, ou pela realização de atividades físicas de impacto por um longo período de tempo.

Essas doenças são comuns em atletas e em pessoas idosas. Elas ocorrem com frequência em idosos, mas a incidência, comparada com outras enfermidades, não é tão grande. Para prevenir a doença, deve-se evitar praticar atividades físicas de alto impacto. As atividades devem ser praticadas em terrenos macios como terra e grama, e a intensidade delas deve ser dosada.

O controle da artrite, artrose e reumatismo pode ser feito com medicamentos naturais, como a semente de sucupira. Este fitoterápico surgiu a partir de informações populares sobre as propriedades analgésicas das sementes da Bavichia vergilioides, nome científico da planta.

A sucupira possui também ação antibiótica excelente para casos de infecção de garganta.

O chá de sucupira é usado no combate a úlceras, gastrites, ácido úrico, amidalite, artrite, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais. Além disso, é anticancerígeno e combate inflamações no útero e no ovário.

Como fazer chá de semente de sucupira

Lavar bem. Usar três pedaços de casca ou semente. Ferver por um minuto em um litro de água. Esperar amornar. Beber como se fosse água.

As sementes são duríssimas. Para despedaçá-las, use um alicate bem forte e cortante. Com alicate comum é impossível e se martelar os pedaços voam longe. Tem que quebrar as sementes, pois a resina curativa está dentro dela.

Fonte: Aloe Vita (texto adaptado)

Nenhum comentário: