“Nada é. Tudo está.”

08/11/2013

O que é vitiligo?


Existem vários tipos de “manchas” brancas que aparecem em nossa pele. O vitiligo é uma delas. Diferencia-se das outras pois não descama, não coça, não dói. O vitiligo não é contagioso e não causa prejuízo algum para a saúde. Mas como ele ocorre?

Nossa pele tem um pigmento natural que se chama melanina que é responsável pela cor. No vitiligo este pigmento diminui ou falta em uma ou mais áreas do corpo: mãos, face, tronco. Não há preferência de localização, ordem, forma ou tamanho específico desta região que falta melanina. E como não há pigmento, na região acometida não há cor. Quando a melanina falta na cabeça, os cabelos naquele local ficam totalmente brancos.

A causa do vitiligo é desconhecida. É comum em algumas famílias, sugerindo herança genética. Geralmente aparece em jovens e antes dos 40 anos.

Quem tem vitiligo deve ter muito cuidado com o Sol, pois estas regiões sem melanina queimam com mais facilidade.

Tratamentos podem atenuar, mas não há cura definitiva.

O maior problema do vitiligo não é propriamente a lesão ou a “mancha” branca. Já que não há dano algum para a saúde, nem da pessoa e muito menos de quem está por perto. A grande dificuldade está no plano emocional. Muitas pessoas sentem-se discriminadas e pouco aceitas socialmente por uma situação que é meramente estética. Por isso os portadores de vitiligo muitas vezes tem que buscar ajuda profissional para superar estas barreiras. 

O preconceito ignorante é, sem dúvida, a pior e mais incurável doença.

Nenhum comentário: