“Nada é. Tudo está.”

29/09/2013

EMOÇÕES DESEQUILIBRADAS – OS VENENOS DA ALMA

Similarmente aos maus pensamentos, a geração de emoções descomedidas, descontroladas e virulentas interferem no nosso sistema orgânico, sendo a matriz de diversos males (orgulho, avareza, ciúme, vaidade, medo, raiva, inveja, calúnia, ódio, luxúria, vingança, cólera, maledicência, hipocrisia, tristeza, fanatismo, etc).
Quando um determinado acontecimento nos empurra rumo às emoções negativas, entramos num círculo vicioso de sofrimento e de agressividade que, com o passar do tempo, acaba por nos causar doenças de variadas estirpes.
Em síntese, qualquer pensamento – originado do espírito – sempre ocasiona uma carga de emoção, pois, para alcançar o corpo físico, precisa passar pelo corpo astral, que é justamente o campo das emoções, gerando positividade ou negatividade.
O períspirito fica desarmônico, refletindo com exatidão as extravagâncias da alma no corpo material. Permanecer num estado emocional negativo tem repercussões desastrosas no corpo orgânico – que é a via de escape para a sobrecarga psíquica -, notadamente no sistema imunológico, gerando frustrações, depressões e muitas doenças.
Lamentavelmente nos acostumamos a ser escravos de nossas emoções. Afinal, se estamos no planeta Terra nesta encarnação, não temos como fugir das experiências que a vida nos traz, mas é de nossa exclusiva responsabilidade ficarmos ligados ao sofrimento, ou buscar sempre tirar lições dessas experiências para poder evoluir e ter paz, harmonia e alegria.emocoes-2
Como o século XXI caracteriza-se por relacionamentos pouco duradouros ou infelizes, desemprego ou empregos de curta duração, vida agitada com pressões de todo o lado, ansiedade, preocupações, excesso de consumo, ausência de lazer e falta de espiritualidade, é normal que o estresse – a doença do século – causado por tudo isso, vá desembocar num desequilíbrio emocional.
Quando as nossas reações aos eventos não se mostram equilibradas, fazendo com que percamos as estribeiras, teremos fatalmente distúrbios físicos, psíquicos e espirituais de toda a ordem.
A "síndrome do coração partido" que acomete especialmente as mulheres, traz grande vulnerabilidade e sintomas semelhantes ao infarto, que pode enganar até os médicos, espacialmente nas mulheres acima dos 50 anos. O eletrocardiograma sugere o infarto, e apenas o ecocardiograma ou coronografia mostram que as coronárias não estão fechadas. Os sintomas são passageiros, não costumam durar mais de 3 dias, e a causa é o excesso de adrenalina que elas jogam no próprio corpo devido à má notícia.
Se tivéssemos um bom conhecimento de nossas imperfeições e virtudes e a autoestima num nível mais elevado, não nos permitiríamos soçobrar aos mais leves solavancos da vida, apurando que as pedras no caminho são naturais e estão ali para nos ensinar a ultrapassá-las ou simplesmente contorná-las.
O pior é que não percebemos que estas emoções negativas, além de prejudicar a nós mesmos e a terceiros, com os quais sintonizamos, atraem seres perturbados, que permanecem ao nosso redor ou para nos acompanhar ou para nos obsediar.
emocoes-3
É a qualidade da nossa vibração energética/emocional é que vai escolher a nossa companhia espiritual.

Wagner Borges
 explica que "assim como as ondas sonoras se propagam no ar, os pensamentos e sentimentos elevados também se propagam, pelas energias, silenciosamente, e seguem até onde a sabedoria do universo os levar, para quem precisar, incondicionalmente e em qualquer lugar. As energias são distribuídas equilibradamente, dosadas nas cores específicas para cada caso e distribuídas por generosos benfeitores invisíveis aos sofredores de todos os planos. Silenciosamente, os seus pensamentos e sentimentos se propagam como energias e irradiam pelo éter sutil, e chegam aos que necessitam do calor vital que emana do coração aceso pela paz" (Revista Cristã de Espiritismo, nº 50).
Em contrapartida, a nocividade das emoções e pensamentos nos joga num buraco sem fundo, com péssimos companheiros espirituais, aumentando nosso sofrimento presente e futuro pelo comprometimento cármico – "os venenos da alma".
Ora, se é assim, só nos compete fiscalizar as ações, pensamentos, sentimentos e emoções, para que a qualidade da nossa sintonia vibratória seja sempre lata e voltada para a prática do amor e do bem.
Seja pelo perdão, ou por uma nova postura frente à vida, temos de nos engajar numa batalha pela harmonização da mente e do corpo, sintetizada pela postura do "orai e vigiai" e do "amar ao próximo como a si mesmo."
Sérgio Guimarães Britto
Livro Cura Espiritual – Um Caminho para a Saúde Plena
Editora Imprensa Livre – 2ª edição
emocoes-5Sérgio Guimarães Britto foi jornalista e funcionário do Banco do Brasil, sendo membro do Ministério Público Estadual no Rio Grande do Sul desde 1973. Paralelamente foi professor de direito da UNISINOS e na Fundação Escola Superior do Ministério Público. Atualmente é o 1º Procurador de Justiça junto à 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado. Desde 1995 frequenta o Centro Espiritual Boa Nova, em São Leopoldo (RS), coordenando grupos de pesquisa cármica, desobsessão emergencial e cura espiritual. Das suas experiências pelo tratamento de enfermos pela medicina astral, é que resultou o presente livro, mostrando que a saúde física está diretamente ligada à saúde mental e espiritual.

Nenhum comentário: