“Nada é. Tudo está.”

10/09/2013

COMO AS DISFUNÇÕES NA TIREOIDE AFETAM O CORPO

Acompanhe o que a deficiência (hipotireoidismo) ou o excesso (hipertireoidismo) de hormônios tireoidianos pode provocar em todo o organismo:



O excesso e deficiência de hormônios podem
causar doenças e até o aumento de peso
Infográfico: Helton Gomes
1-Sistema Cardiovascular

Como os hormônios agem: interferem nos batimentos cardíacos e agem no mecanismo conhecido como débito cardíaco (quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto).

Deficiência: diminuição da frequência cardíaca, da força e velocidade de contração do coração e do débito cardíaco.
 
Excesso: taquicardia e arritmias.

2- Sistema gastrointestinal

Como os hormônios agem: colaboram com a ação das catecolaminas (hormônios produzidos pelas glândulas adrenais, que podem agir como neurotransmissores), interferindo no funcionamento do intestino. Os rins também são influenciados.
 
Deficiência: o intestino fica mais lento e a pessoa sofre com prisão de ventre. Os rins passam a filtrar os líquidos lentamente e o indivíduo urina menos.
 
Excesso: o funcionamento do intestino se acelera,provocando um número maior de evacuações. Aumenta o fluxo da urina.

3- Sistema nervoso

Como os hormônios agem: são essenciais para o desenvolvimento e a manutenção do sistema nervoso central. Também potencializam a ação das catecolaminas.
Deficiência: segundo estudos divulgados pela Sbem, o hipotireoidismo frequentemente leva a depressão, assim como o tratamento dessa condição fica prejudicado na presença da doença. “Entretanto, esta associação ainda não está clara e os dados sobre variações na função tireoidiana em pacientes deprimidos e desordens de humor são inconsistentes”, comenta Gisah.
Excesso: irritabilidade, nervosismo, ansiedade, agitação, insônia, aumento da velocidade e amplitude dos movimentos e tremores.

4- Pele, unhas e cabelos

Como os hormônios agem: da mesma forma que no sistema muscular-esquelético, as proteínas são essenciais para estas estruturas.
Deficiência: a pele resseca, o cabelo pode cair e as unhas ficam quebradiças.
Excesso: os hormônios queimam proteínas em excesso, causando os mesmos sintomas do hipotireoidismo.

Veja como prevenir doenças na tireoide

5 - Sistema muscular-esquelético
Como os hormônios agem: controlam a síntese de proteínas, essencial para o crescimento e desenvolvimento dos músculos.
Deficiência: pode desencadear fraqueza, dores musculares, câimbras e diminuição da massa óssea.
Excesso: os hormônios queimam proteínas em excesso, causando os mesmos sintomas do hipotireoidismo.

6- Sistema reprodutor

Como os hormônios agem: o T3 e o T4 interagem com os hormônios da hipófise e do aparelho reprodutor, ajudando a manter as funções reprodutivas em ordem.
Deficiência: “A disfunção leva a um aumento nos níveis de prolactina, hormônio que, em excesso, diminui a capacidade de concepção”, explica a endocrinologista Adriana Menades. Também ocasiona irregularidade na menstruação e diminuição da libido.
Excesso: causa irregularidade na menstruação e infertilidade, mas provoca o aumento da libido.

7- Peso corporal

Como os hormônios agem: regulam a transformação dos nutrientes em energia para manter as funções vitais e para a atividade física.
Deficiência: o metabolismo energético trabalha devagar, ocasionando um menor gasto de energia e o aumento de peso. Mas a pessoa engorda principalmente por causa do acúmulo de mucopolissacarídeos (cadeias de açúcar usadas na construção de tecidos), que associados à retenção de água produzem inchaço.
Excesso: acelera o metabolismo, levando a um maior gasto de energia e perda de peso, apesar do aumento de apetite.

Nenhum comentário: