“Nada é. Tudo está.”

29/07/2013

Aromaterapia e Hipertensão Arterial


A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta é uma causa evitável de doença cardíaca muito comum nos dias atuais.  Certos óleos essenciais podem ajudar no tratamento de pressão alta, porque eles são hipotensores, sedativos e calmantes.  O óleos de manjerona, lavanda e ylang ylang são os mais utilizados e eficazes quando utilizados para este fim.  Combinado com dieta e estilo de vida mudanças que eles são um ótimo remédio natural para a pressão arterial elevada.

Ao tratar a pressão arterial elevada, também importante abordar qualquer estresse ou tensão que esteja sendo experimentado.  Camomila romana, bergamota, neroli e olíbano são óleos essenciais muito eficazes no tratamento de estresse e tensão emocional.

Todos os óleos essenciais mencionados podem ser facilmente incorporados ao cotidiano através da aplicação tópica, de inalação, ou de  massagem.  São maneiras muito eficazes de usufruirmos das propriedades curativas dos óleos essenciais no tratamento da hipertensão. 

 É importante, no entanto, verificar com o  médico antes de usar óleos essenciais. pois existem algumas condições médicas, tais como medicamentos prescritos e gravidez, que contraindicam o uso de alguns óleos essenciais. 
 Embora a dieta e estilo de vida sejam fatores importantes no tratamento de pressão alta, os remédios naturais e terapias de relaxamento, como os óleos essenciais e a aromaterapia podem ser muito eficazes.  Certos óleos essenciais podem ajudar a reduzir e estabilizar a pressão arterial elevada.  Outros tem propriedades sedativas, antidepressivas, calmantes, relaxantes ou tonificantes que podem ajudar a tratar e prevenir a pressão alta.
 Óleos essenciais hipotensores que ajudam a reduzir a pressão arterial elevada 
1.  Lavanda -Rico em ésteres e álcoois,  Lavanda é muito suave, calmante, um tónico para o equilíbrio do sistema nervoso, e fortificante. Tem um efeito calmante e de apoio sobre o corpo e as emoções, ao mesmo tempo capaz de invocar uma sensação de calma e compostura.  Lavanda é eficaz no tratamento da depressão, pois equilibra as emoções, tornando-a excelente para todos os distúrbios nervosos.  De acordo com Gabriel Mojay em seu livro "Aromatherapy for Healing the Spirit", Lavanda ajuda a liberar a "energia mental que tornou-se presa a comportamentos habituais", sendo muito eficaz para relaxar, tonificante e ajudando a reduzir a pressão arterial elevada.  
2.  Manjerona -  tem propriedades reconfortantes e balanceadoras semelhantes da Lavanda.  Rico em monoterpenols (álcoois), é um tônico geral, equilibrante, tonificante e aquecedora.  É um dos principais óleos essenciais para fortalecer e relaxar.  Calmante sobre a mente, também é usado para letargia crônica e esgotamento nervoso, ajudando a acalmar pensamentos obsessivos, solvendo ansiedades emocionais e promovendo a capacidade de autonutrição.  
3.  Ylang-ylang- Rico em sesquiterpenos, que têm uma natureza calmante e ligeiramente hipotensora.  Também é rico em álcoois e ésteres dando-lhe qualidades semelhantes às de Lavanda.  Ylang-ylang trabalha de forma eficaz para eliminar a tensão nervosa que pode levar à pressão alta, acalmando o nervosismo e a agitação, e promovendo o sono.  Ele efetivamente alivia a raiva e a frustração ao mesmo tempo que relaxa e eleva.  
  
 Outros óleos essenciais que ajudam a reduzir a pressão arterial elevada têm qualidades sedativos, antidepressivos, calmantes, relaxante e tonificantes que podem ser úteis no tratamento e prevenção da hipertensão arterial: 
•  Camomila romana - ajuda a aliviar o stress nervoso de qualquer espécie e alivia o ressentimento, frustração e depressão.  Incentiva uma disposição "radiante" 
•  Bergamota - ajuda a liberar o estresse acumulado ou emoção reprimida, incentivando a liberação de sentimentos reprimidos.  Incentiva a espontaneidade e otimismo 
•  Neroli - oferece conforto e força enquanto ajuda a liberar emoções reprimidas.  Incentiva a esperança e alegria 
•  Olibano - acalma a mente e cessa a tagarelice mental!  Dissolve a preocupação excessiva e agitação mental.  Promove insight, tranquilidade e espiritual de auto-disciplinaespiritual 
Uma das maneiras mais eficazes de reduzir a pressão arterial elevada é  reduzir o stress.  Massagem e inalação são formas eficazes de usar óleos essenciais no tratamento de pressão alta, pois ajudam ajudam a relaxar e acalmar. 
 A Massagem estimula a circulação do sangue, reduz a pressão arterial elevada, estimula o sistema imunológico, alivia a tensão muscular e a dor nos músculos e articulações.  efetivamente reduz os níveis de stress, abrindo a porta para auto-cura.  O efeito do toque é muito calmante e reconfortante e também incentiva para que a cura ocorra. 
Pesquisas mostraram que a inalação do óleo essencial é muito eficaz na redução do estresse e da resposta ao estresse, além de ser um método eficaz de relaxamento.
Receitinhas para massagem:
 Mistura 1: 
•  2 gotas de lavanda, manjerona 2 gotas, 1 gota neroli
•  15ml de óleo vegetal de amendoas doce
 Mistura 2: 
•  1 gota ylang ylang, 2 gotas de olíbano, 2 gotas bergamota 
•  15ml de óleo vegetal de amendoas doce 
 Misture os óleos essenciais no óleo vegetal.  Massageie suavemente no corpo todas as noites depois de um banho ou ducha relaxante.  Isso ajudará a dissolver todo o stress do dia preparando para uma noite de sono restauradora.
Misturas para inalação:
 Mistura 1: 
•  1 gota de cada de lavanda, ylang ylang e bergamota
 Mistura 2: 
•  1 gota de cada manjerona, lavanda e olíbano 
Adicionar gotas de óleo essencial para uma tigela de água fervente.  Cobrir a cabeça com uma toalha e inalar por pelo menos 3 minutos, ou quando você chegar em casa do trabalho ou logo antes de dormir.
Resumindo,  óleos essenciais de Manjerona, Lavanda e Ylang-ylang ajudam a reduzir a pressão arterial elevada, bem como o estresse e tensão emocional que podem causá-la.  A natureza única e terapêutica de cada óleo essencial pode beneficiar quem sofre de pressão alta através de massagens e inalação, onde o aroma e propriedades de cura pode acalmar e revitalizar. 
 Os óleos de camomila romana, bergamota, neroli e olíbano também relaxam, nutrem e harmonizam, ajudando a criar uma condição emocional mais equilibrada para o tratamento e prevenção da hipertensão arterial. 
Livros pesquisados:
• Battaglia, Salvatore, 2007, The Complete Guide to Aromatherapy, The Healing Arts Press
• Mojay, Gabriel, 1997, Aromatherapy for Healing the Spirit, Gaia Books Ltd

Nenhum comentário: