“Nada é. Tudo está.”

23/05/2013

Ovo. "Rei dos alimentos".


 

O ovo é composto por:

- Ácidos Graxos Saturados

- Ácidos Graxos Insaturados

- 20 Aminoácidos

- 14 Minerais

- 12 Vitaminas

- Carotenóides

Dentre os componentes, destaco principalmente:

- Vitamina B12, Folato, Vitaminas A, D, E, K

- Aminoácidos/Proteínas (20% das proteínas que necessitamos diariamente é proporicionada por 1 Ovo)

- Fosfatidilcolina (também chamada de Lecitina)

- Carotenóides Luteína / Zeaxantina*

* Estas substâncias em nosso corpo diminuem a incidência de doença cardiovascular, diminuem a degeneração macular nos olhos (relacionada com a idade), faz prevenção de catarata e de retinose pigmentar. Ou seja, melhora a visão e previne doenças oftálmicas degenerativas

Em estudo publicado pela Nutrition and Metabolism EM, 2008, foi escrito que o estudo evidenciou e comprovou que o ovo tem os seguintes benefícios:

- Ação Anti-Inflamatória (sendo capaz de diminuir a Proteína C Reativa)

- Emagrecimento (como efeito indireto, pois o ovo aumenta o hormônio mais abundante do corpo, Adiponectina- antigamente chamado de GBP28)

- Aumento do HDL (o colesterol chamado de “bom”)

- Diminui os níveis de Insulina (prevenindo diabetes, além de conferir melhor qualidade de vida às pessoas eu ingerem*)

Bom, não preciso dizer que o melhor ovo é realmente o “caipira”, mas melhor comer o “não caipira” do que ficar sem ovo. O ovo orgânico ou caipira, chega a ter de 10 a 20 vezes mais ômega 3 d que o não orgânico!

Também não preciso dizer que comer o ovo cru não é uma boa idéia, não recomendo devido ao problema da salmonellose, infecção que pode se instalar através de micro rachaduras na casca. Outra coisa, busque guardar seus ovos dentro da geladeira e não naquele local da porta, que é de fato o pior local para se guardar, por causa da probabilidade de provocar rachaduras no abre e fecha da porta.

Por último, saibam que o ovo deve ser ingerido completo, não devemos comer só uma parte ou outra, isto não existe e não faz o menor sentido! Vou disponibilizar a vocês a porcentagem de absorção de aminoácidos (proteínas) de cada alimento para que vejam que o ovo é além de tudo, uma fonte proteica melhor do que qualquer outra possível à nós:

- Leite Materno – 49% de absorção

- Ovo (clara+gema) – 48%

- Carne, peixe e frango – 32%

- Fórmulas de aminoácidos – as melhores não chegam a 30%

- Soja – 17%

- Produtos láteos – 16%

- Clara de ovo – 17%

- Espirulina – 6%

E para que percam o medo, saibam que a Universidade de Harvard realizou um estudo onde estudantes de medicina ingeriram 25 ovos por dia durante 3 meses. Querem saber o resultado? O colesterol baixou..

Fonte: Blog Dr. Sorrentino.

Nenhum comentário: