“Nada é. Tudo está.”

21/05/2013

O desequilíbrio ácido-básico do organismo e as saúde - Uma dieta acidificante e seus efeitos


Desde que o ser humano começou a industrializar seu alimento e a adotar hábitos dietéticos perniciosos, foi gradativamente acidificando seu organismo, na mesma proporção em que surgiram (e surgem) novas doenças, desde os tumores malignos, quanto diabetes, hipertensão arterial, obesidade, artrite, reumatismo, mal de Parkinson, fibromialgia, Alzheimer, etc. Alguns dos itens alimentares responsáveis pela elevação ácida são os seguintes:

Carne vermelha - embora de sabor não ácido, toda carne animal ingerida produz reações e radicais ácidos e seu excesso exige que que organismo compense o pH baixo utilizando as reservas alcalinas (dos ossos, dentes, etc.), o que enfraquece mineralmente o corpo, favorecendo principalmente a osteopenia e a osteoporose.

Açúcar branco – Produz ácido carbônico no sangue imediatamente ao ser ingerido, o que prejudica o equilíbrio ácido básico. Com o hábito e o consumo constante, além da tendência ao diabetes, provoca os mesmos efeitos espoliativos da carne.

Refrigerantes – Estes itens deveriam ser eliminados da dieta humana como verdadeiros venenos que realmente são. Todos os refrigerantes possuem pH muito baixo (em torno de 2,5 ou menos), devido ao ácido fosfórico e outros itens ácidos, além do açúcar, portanto apresentando dois fatores acidificantes, sem contar os aditivos sintéticos, corantes e aromatizantes. Cada copo de refrigerante ingerido exige por volta de 30 vezes o seu volume em termos de água alcalina, para compensar o desequilíbrio do pH sanguíneo.

Frituras – principalmente quando o óleo da fritura é reusado, tornando-se saturado, radicais ácidos são fortemente concentrados, provocando alterações do pH já no estômago e depois no sangue.

O que é alcalinizante: Água alcalina, frutas, verduras, legumes, leguminosas, cereais integrais, sucos naturais, representam fatores promotores da saúde e ao mesmo tempo, por serem alcalinizantes, previnem as doenças derivadas da elevação ácida do organismo. Para uma atitude completa, pratique atividades físicas que oxigenam o organismo e reduzem o estresse.

Muitos tratamentos médicos não produzem resultados esperados, ou definitivos, porque não é levada em conta a situação ácida de um organismo e, quanto mais medicamentos são ingeridos, maior a tendência à acidez, perpetuando o processo.

Fica uma dica final para manter o sangue mais alcalino: Tome duas colheres-de-chá de bicarbonato de sódio em 3 dedos de água ao deitar, diariamente.

Fique esperto! Repasse estas dicas!

Dr, Márcio Bontempo

Nenhum comentário: