“Nada é. Tudo está.”

03/05/2013

Água: por que ela é tão importante para nossa vida

images-15

A água é o principal constituinte dos fluidos do corpo humano. É essencial para dissolver e transportar nutrientes como oxigênio e sais minerais.  O corpo humano é composto de mais de 60% de água, nós podemos viver 5 semanas sem alimentação, mas somente 5 dias sem água em um clima moderado. Os sintomas da falta de água no organismo são: boca seca, pele seca e murcha, pés e mãos incham com facilidade e o cabelo tem aparência ressecada.
Um adulto precisa tomar por dia 35 ml por Kg de peso corporal. Atividade aumentada, clima quente, dieta rica em sal aumentam as necessidades.
A água provém de 3 fontes:

Alimentação – A alimentação pode conter entre 1000 a 1400 ml de água. Por exemplo, frutas e verduras são compostas de mais de 90% de água destilada. Alimentos como alface, picles, feijões verdes e brócolis são exemplos de alimentos que possuem um alto conteúdo de água, enquanto que a água contida na manteiga, nos óleos, nas carnes secas, no chocolate, nos bolos e nos doces é relativamente escassa.

Líquidos – É a parte de água que devemos ingerir diariamente, que deve ser ao redor de, no mínimo, 1200 ml/dia. Se ingerirmos quantidades maiores de água, ela será  eliminada pelos rins.
Metabolismo – No processo de digestão dos alimentos, forma-se água, que é denominada água metabólica. A água é eliminada através da pele, urina, respiração e fezes. A água auxilia no metabolismo da gordura acumulada. Ao ingerir menos água, os depósitos de gordura aumentam, ao beber mais, eles diminuem.
O ideal é dar o corpo muita água, de preferência nos intervalos das refeições.
Por que beber água:
Ajuda no emagrecimento, distribui melhor os nutrientes no organismo, combate a flacidez, ajuda no tratamento da celulite, ajuda a evitar retenção de líquidos (quem toma pouca água incha mais pois retém líquidos), melhora a circulação sanguínea, diminui a sensação de fome, desintoxica o corpo, melhora o desempenho muscular ( ajuda a tirar o ácido dos músculos, causador da sensação de dor), benéfico para a pele, cabelos, unhas e olhos, faz a limpeza do estômago e intestino, combate a prisão de ventre, a água é uma aliada da perda de peso.
Acerte na dose:
É essencial fornecer ao corpo no mínimo 1 litro de água limpa e potável por dia para substituir a que é perdida pelo organismo. Essa quantidade é completada pela alimentação e pode ser maior no verão ou caso pratique exercícios físicos. O correto é deixar uma garrafa cheia sobre a mesa e ir bebericando aos poucos ao longo do dia. Podes-se beber água durante as refeições – a água umedece o bolo alimentar e facilita a digestão.



Nenhum comentário: