“Nada é. Tudo está.”

09/04/2013

Tomilho e Hortelã-pimenta x E.coli


Estudos científicos comprovam o efeito inibitório dos óleos essenciais de tomilho e hortelã-pimenta sobre esta tão temida bactéria.
Apesar de todos os avanços tecnológicos no setor alimentício, vez ou outra surge a notícia de que um determinado alimento sofreu contaminação durante seu processo de produção. Cientistas apontam que cerca de 30% das pessoas que vivem em países industrializados sofrem de intoxicação alimentar a cada ano. No ano 2000, cerca de 2 milhões de pessoas morreram em decorrência de intoxicação alimentar em todo o mundo. A bactéria Escherichia coli faz parte da microbiota normal do intestino em grandes números. Cada pessoa evacua cerca de 3 trilhões de bactérias E.coli diariamente. A doença ocorre devido à disseminação, noutros órgãos, das estirpes intestinais normais.
A presença de E.coli em água ou alimentos indica contaminação por fezes humanas ou de outros animais. A maioria das doenças é devido a E.coli vindas de indivíduos diferentes e, portanto, de estirpes diferentes, não reconhecida pelos linfócitos. As intoxicações alimentares em particular são quase sempre devidas a bactérias de estirpes radicalmente diferentes. Por exemplo, se um turista brasileiro ingerisse uma salada mal lavada em algum país europeu, com certeza apanharia uma intoxicação alimentar severa de uma E.coli para a qual não tem defesas. Isso acontece, pois o tipo de E.coli encontrada nesses países é suficientemente diferente das E.coli encontradas na América do Sul e, portanto, não consegue ser reconhecida pelo organismo do nosso turista brasileiro. É a famosa “doença do viajante”. 
Para o experimento, foram coletadas amostras de E.coli no Departamento de Higiene de Alimentos e Controle de Qualidade da Universidade Azad em Trabiz, Irã. Os óleos essenciais de tomilho e hortelã-pimenta foram adquiridos através de destilação sob um rigoroso controle de qualidade, a fim de garantir as propriedades dos compostos. Os óleos essências selecionados foram submetidos também à cromatografia, a fim de se estabelecer a concentração dos componentes de cada óleo, já que esta pode variar de acordo com as condições climáticas, acidez do solo, etc.
As amostras de E.coli foram submetidas aos óleos essenciais de tomilho e hortelã-pimenta em diferentes concentrações. As placas contendo a cultura de bactérias já aspergidas com os óleos essenciais permaneceram a uma temperatura de 37°C durante 24 horas.
Os resultados indicaram que os óleos essenciais de tomilho e hortelã-pimenta tiveram uma grande atividade bactericida sobre as culturas de E.coli. Baseados nos resultados da composição química, concluiu-se que a natureza bactericida destes O.Es se devem à presença de componentes como Timol, Carvacrol (no tomilho) e a-Terpineno, Isomentona, Piperitona e Carvona (no hortelã). As culturas nas quais foram utilizadas as menores concentrações de O.e. foram as que obtiveram os melhores resultados.

Hortelã-pimenta (Mentha piperita) 
Os cientistas concluíram então que, os resultados observados com a utilização destes óleos essenciais se devem, sobretudo, à configuração química dos componentes, à proporção em que estão presentes e à interação entre os compostos. Os estudiosos ressaltam ainda que, houve um resultado melhor quando os dois óleos foram utilizados em conjunto. O experimento com o O.E. de tomilho ou hortelã utilizado separadamente obteve um poder bactericida menor.
De acordo com os resultados, os óleos essenciais de tomilho e hortelã-pimenta ou até mesmo suas folhas frescas podem ser, inclusive, utilizados em escala industrial como compostos antibacterianos naturais, preservando os ingredientes e as propriedades dos alimentos e/ou produtos farmacêuticos contra a E.coli, diminuindo assim o risco de intoxicação alimentar.

Referências:
ETEGHAD, Saeed Sadigh; KAHNAMUI, Saeed; POUR, Farzam Saeed; MIRZAEI Hamid. Inhibitory Effects of Endemic Thymus vulgaris and Mentha Piperita Essencial Oils on Escherichia Coli O157:H7. Research Journal of Biological Sciences 4 (3), p.340-344. Medwell Journals, 2009. Disponível em: http://www.medwelljournals.com/fulltext/?doi=rjbsci.2009.340.344
MURRAY, Patrick R. Microbiologia Médica. 4ª ed. [S.l.]: Elsevier, 2004.
Sites:
LIBER HERBARIUM - Guia incompleto das plantas medicinais. Disponível em: http://www.liberherbarum.com/IndexS22.htm
Fran Machado

Nenhum comentário: