“Nada é. Tudo está.”

10/04/2013

Anticoncepcional....


Pílula mata 20 mulheres por ano em França.A pílula anticoncepcional mata 20 mulheres por ano através de coágulos de sangue, informa o sistema de vigilância de saúde francês, citado pelo Correio da Manhã.

A Agência Nacional para a Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde (ANSM) realizou um estudo que constatou que a pílula foi associada à trombose - coágulos de sangue causam ataques cardíacos.

As pílulas são constituídas por estrogénio e progesterona. As doses destas componentes variam consoante a marca da pílula.

Relativamente ao estrogénio, existem dosagens de 15 usadas em adolescentes com menstruação precoce, de 20 e 30 (as mais frequentes) e de 35 (caso da pílula Diane®).

Um total de 14 das 20 mortes foram causadas por pílulas de terceira e quarta geração (30 e 35), enquanto as seis restantes foram causadas por pílulas de primeira e segunda geração (15 e 20), informa o Daily Telegraph.

As pílulas de terceira e quarta geração estão a ser investigadas.

"O risco de trombose é maior para quem usa contraceptivos de terceira e quarta geração do que para quem usa contraceptivos de primeira e segunda geração", informa ANSM.

Em França, o uso de pílulas anticoncepcionais está entre as mais altas do mundo. Em 2011, eram quase 4,27 milhões as mulheres a usar a pílula.

No entanto, o Ministério da Saúde decidiu regular as prescrições destas pílulas, e as vendas das de terceira e quarta geração caiu drasticamente.

Consulfarma.

Nenhum comentário: