“Nada é. Tudo está.”

26/03/2013

SÍNDROME DOLOROSA MIOFASCIAL




A Síndrome Dolorosa Miofascial pode estar presente em qualquer músculo, e na grande maioria das vezes é acompanhada de pontos hipersensíveis, chamados de trigger points. Clinicamente, é um foco irritável no músculo associado com o nódulo palpável hipersensível na zona de tensão. O foco é doloroso a compressão e pode desencadear padrões característicos de dor, sensibilidade à distância, fenômenos autônomos e disfunção motora. A Síndrome Dolorosa Miofascial é definida como uma disfunção neuromuscular regional que tem como característica a presença de regiões sensíveis em bandas musculares contraturadas/tensas, produzindo dor referida em áreas distantes ou adjacentes. Entre as causas, estão traumas (macro e microtraumas), infecção ou inflamação devido a uma patologia de base, alterações biomecânicas (discrepância de membros, aumento acentuado dos seios) e posturais, distensões crônicas, esfriamento de músculos fatigados e miosite aguda.

Existem basicamente 3 teorias sobre a causa dos trigger points
1ª - Crise energética-2ª- Teoria do Fuso - 3ª Disfunção da placa motora
Tratamento clínico
Medicamentos mais usados são os antidepressivos tricíclicos, sobretudo nos casos crônicos com a amitriptilina, e relaxantes musculares como o cloridrato de ciclobenzaprina.O trigger point pressure release (liberação do trigger por pressão) é aplicado posteriormente à massoterapia. A massagem superficial e a profunda gradativamente aplicadas ajudam na liberação e no relaxamento das estruturas tensas. Deverão ser iniciadas pela região dorsal média, provocando vasodilatação desses músculos, bem como aumento do fluxo sanguíneo na coluna dorsal e melhora da flexibilidade e da mobilidade do tecido conectivo nessa zona, a qual chamamos de Zona Avascular, provocando uma diminuição no espasmo de algumas bandas. Lembre-se que nessa região apresentam-se também os semiespinhal do pescoço, trapézio e outros músculos, que estão colaborando para o aumento dos sintomas.Trabalhe primeiro as regiões distantes e depois a região central e atenção: a massagem na região do pescoço, propriamente dita, deverá ser mais leve. Só então, em seguida, realize a liberação por pressão.
Liberação por Pressão
trigger point pressure release, estiramento da trigger band, separação do tecido conjuntivo, estiramento da fáscia e alongamentos.
Licenciados em massoterapia nos EUA estão trabalhando com diversas técnicas para a síndrome miofascial. No Brasil ainda é campo vasto para diversos profissionais, incluindo a Massoterapia. Recomenda-se que o terapeuta não trabalha individualmente diante de pacientes/clientes em estado grave, procure integração interdisciplinar com Médicos e outros profissionais para auxiliar na recuperação.


MASSOTERAPIA CLÍNICA – “Um novo conceito em saúde”

Nenhum comentário: