“Nada é. Tudo está.”

28/03/2013

Métodos que podem ajudar na cura Interior e cura emocional



A cura interior e respectiva cura emocional, passa pela libertação de padrões negativos recorrentes que se manifestam de formas inesperadas que limitam muito a vida da pessoa. Estes bloqueios são ativados por situações, palavras, comportamentos que funcionam como “gatilhos”/”interruptores” que despertam vivências passadas muito dolorosas que podem “paralisar” a pessoa através de medos e fobias. Esta cura interior terá consequências positivas na vida da pessoa e resultará em mudanças muito significativas na auto-motivação e auto-estima.
DEUS utiliza a DOR como megafone para falar à nossa SURDEZ…e os bloqueios emocionais e os medos são a voz que grita e apela à compreensão do “Ser” pela sua essência e pelo verdadeiro sentido da vida.

Existem muitos métodos de cura interior e cura emocional, no entanto vamos apenas abordar alguns temas, especialmente nos temas que podem funcionar de uma forma de auto-cura, ajudando cada pessoa a perceber que ela é a única responsável pela sua mudança e sua cura interior e libertação emocional. Apesar de muitas pessoas recorrerem a ajudas exteriores é importante que cada pessoa entenda que ninguém nos pode curar se nós não decidirmos interiormente libertar a resistência à mudança.
Meditação como uma fonte de cura interior e cura emocional
Praticar meditação regularmente, pode trazer benefícios físicos e mentais significativos e ser assim uma excelente fonte de cura interior e cura emocional. Há relatos de estudos médicos, que indicam que os benefícios da meditação variam entre o desenvolvimento da capacidade de concentração, de raciocínio e também excelentes melhorias na atividade do sistema imunitário e alívio de insonias e problemas relacionados com tensão alta.
Terapia de libertação emocional - EFT (Emotional Freedom Tecniques)

Esta é uma nova e poderosa descoberta que ajuda à cura interior e cura emocional, e combina duas ciências bem estabelecidas para que possamos beneficiar de ambas ao mesmo tempo:

• Medicina da mente e corpo.
• Acupuntura (sem agulhas).

Praticar meditação regularmente, pode trazer benefícios físicos e mentais significativos e ser assim uma excelente fonte de cura interior e cura emocional. Há relatos de estudos médicos, que indicam que os benefícios da meditação variam entre o desenvolvimento da capacidade de concentração, de raciocínio e também excelentes melhorias na atividade do sistema imunitário e alívio de insónias e problemas relacionados com tensão alta.
Ayurveda, tratamento para a depressão bipolar

Cada vez mais a recorrência a terapias alternativas se torna uma solução mais credível para a cura de doenças e distúrbios comportamentais. A terapia e a massagem Ayurveda são cada vez mais uma alternativa de cura interior e cura emocional e consequentemente de cura da depressão e do transtorno bipolar. O transtorno bipolar é um outro nome que se atribui à tão conhecida doença maníaco-depressiva, que é responsável por comportamentos de grandes oscilações de humor muito perturbadoras. Comportamentos que oscilam entre o comportamento de estados de euforia e a depressão, os estados maníaco-depressivos são por vezes perigosos porque algumas pessoas a agem de forma impulsiva e imprudente e podem até mesmo recorrer às tentativas de suicídio.

O que é Arte Terapia?

Em algum momento de nossas vidas, podemos encontrar-nos oprimidos pelas circunstâncias e pela intensidade das nossas emoções, muitas vezes destabilizadoras e difíceis de “controlar”. A Arte terapia é uma oportunidade para proceder a uma cura interior e cura emocional e ajudar a explorar esses pensamentos e emoções profundas e intensas que podem tornar-se dolorosas e traduzir-se em sentimentos e ser exprimidos por uma forma de arte. Trata-se de utilizar uma grande variedade de materiais de arte, por exemplo tintas, argila e batik, para criar uma representações visuais de pensamentos e sentimentos. A Arte-terapia pode ser uma atividade individual, mas é frequentemente usada com muito sucesso em situações de grupo.
O que é Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?

Esta é uma forma de terapia desenvolvida paralelamente como a PNL – Programação neuro-linguística e o Coachingque desenvolvem a compreensão Cognitivo comportamental como uma chave para a resolução de muitos dos dramas internos e problemas na vida do ser humano. Esta terapia pode ser uma excelente ajuda na cura interior e cura emocional, utilizando métodos importantes para de libertação emocional.

Esta terapia ajuda-nos a compreender:
  • Como pensamos sobre nós mesmos, e como vemos o mundo das outras pessoas.
  • Ajuda a compreender que tudo o, somos e fazemos afeta os nossos pensamentos e sentimentos.
  • Depressão e a PNL (Programação NeuroLinguística)
Todos os que procuram ajuda para a curar a depressão devem estar cientes de que a terapia cognitiva é geralmente aceite como sendo uma abordagem muito eficaz na cura da depressão. Excelentes estudos têm mostrado que sua eficácia na cura interior e cura emocional e ajuda a superar a dormência dada pela inercia vivencial e pelos anti-depressivos.

Muitos psicólogos clínicos (e estudantes) tem sido muito inflexíveis, insistindo que não é o seu trabalho investigar todos os tipos de tratamentos para a depressão, nomeadamente as terapias cognitivas, debruçando-se apenas nos tratamentos de depressão que fazem parte das suas preferências e que lhes tragam mais valias. Isto significa que os utentes que querem saber mais sobre outras abordagens e sobre a depressão e sua cura, estão dependentes da boa vontade dos outros, denominados como especialistas.
Libertar a depressão pelo coaching vivencial

O coaching vivencial pode ser, aqui, uma intervenção eficaz e positiva na cura interior e cura emocional. Para aquelas pessoas que conseguem reconhecer os sintomas da depressão em si, o coaching de vivencial pode ajudá-las a resistir ao apelo no sentido mais profundo da depressão e ajudá-las a movem-se em direcção à felicidade e uma melhor qualidade de vida.
Entre os sintomas da depressão, os pensamentos negativos são os mais evidentes, tal como a baixa auto-estima e a incapacidade de agir positivamente. Acho que há um papel eficaz, que o coaching vivencial pode ajudar as pessoas a lutar “contra” (redirecionar a forma de pensar e sentir a vida) os sintomas e romper com o estado depressivo. Usando métodos baseados em psicologia cognitiva, um bom “coach” (profissional em coaching) pode ajudar os clientes a examinar e alterar seus padrões de pensamento, o que pode levar a poderosos benefícios emocionais e comportamentais.
Doenças e as emoções – causas emocionais das doenças

Nos dias que decorrem ainda é um pouco estranho, para muitas pessoas, aceitar que as doenças e as emoções podem de alguma forma estar ligadas. Aceitar que uma doença possa ser causada por distúrbios emocionais faz cada vez mais sentido e tem-se verificado que a mudança desses padrões emocionais, atenuam a doença e podem mesmo abolir a doença se esses padrões emocionais desequilibrados deixarem de existir. Óbvio que à degenerações podem depois ter difícil retrocesso, no entanto são conhecidos casos de sucesso.

As Doenças, as emoções e a genética

É muito comum ouvirmos falar em doenças herdadas geneticamente  o certo é que quando estamos no ventre materno estamos já expostos aos padrões emocionais vividos no ambiente familiar. Estes padrões emocionais vão ser parte integrante também da educação da criança e mais tarde manifestar-se fisicamente se não forem transformados em potencialidades e sabedoria.




Nenhum comentário: