“Nada é. Tudo está.”

21/02/2013

Como a Alimentação pode Ajudar na Prevenção do Herpes



O verão é a estação onde as pessoas mais se expõem ao sol. É nessa exposição que nossas células de defesa podem ficar enfraquecidas, aumentando a incidência de herpes labial. Isso porque os raios solares ultravioleta, além de fragilizarem as nossas defesas, ressecam os lábios, que ficam mais vulneráveis. 

Assim, evitar a exposição excessiva ao sol, beber bastante líquido e utilizar protetor labial ou batom com filtro solar pode ajudar a prevenir a manifestação do vírus. 

Além disso, algumas modificações na dieta podem ser eficazes, já que com a imunidade em alta, fica mais difícil de o vírus aparecer. Veja as dicas: 

Probióticos? Sim, obrigada! 

Microorganismos vivos (bactérias benéficas) que recuperam a microbiota intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Encontrados em cápsulas ou saches (pó). 

Contra o vírus: óleo de coco e óleo de alho 

Ambos possuem propriedades antibactericidas, antifúngicas e antivirais. Fortalecem o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo. 

Chia e linhaça: dupla poderosa 

Essas seme ntinhas são boas fontes de ômega-3, gordura insaturada, capaz de melhorar o sistema imune. Também podem ser encontradas na forma de óleo ou em cápsulas. 

Aminoácido do bem 

A lisina protege o corpo contra a ação do vírus e evita a ação do mesmo sob o organismo. O mecanismo explicativo para que isso ocorra é que por meio da lisina, o corpo passa a produzir enzimas, hormônios e anticorpos, que ajudarão no combate à doença. Boas fontes alimentares deste aminoácido são: ovos, peixes, soja e iogurte natural. 

Sinal de alerta! 

Sabe-se que um nutriente chamado arginina é capaz de estimular a replicação e o crescimento do vírus. Deve ser evitado por aqueles que freqüentemente apresentam as feridas características da doença. Alimentos fontes de arginina são: chocolate, milho, aveia e oleaginosas. 

Fonte: Flavia Figueiredo – nutricionista da rede Mundo Verde.

Nenhum comentário: