“Nada é. Tudo está.”

05/02/2013

Chá verde e chá branco: Diferenças e Benefícios!

Esses dias estava conversando com minha prima e começamos a divagar sobre a diferença do chá verde e do chá branco. Percebi que não sabia explicar direito essa diferença. O que foi que eu fiz? Fui ler artigos e entender qual é diferença em relação a formação e aos benefícios.

Descobri o seguinte: A diferença dos dois é a época de colheita. 
O chá verde é obtido por meio do murchamento das folhas com vapor que, em seguida, são secas, fase na qual ocorre a inativação de uma série de enzimas, chamadas de polifenóis oxidases. As folhas permanecem verdes e não sofrem qualquer tipo de alteração na sua composição, e o chá resultante desse processo apresenta sabor amargo.

Na colheita no chá branco apenas os brotos mais jovens são colhidos e não há a síntese da clorofila das folhas (que origina a coloração verde). Este processo é manual e só acontece nos meses de abril a maio  por isso ele apresenta um custo mais elevado.

Benefícios:
Além disso, por serem mais  jovens as folhas do chá branco podem apresentar maiores concentrações de substâncias bioativas. Que o torna mais benéfico para o organismo.

Emagrecimento:
Os dois chás têm mostrado propriedade positivas no emagrecimento, por acelerarem o metabolismo devido a presença da cafeína e da sua ação com os compostos bioativos dos chás. 

Câncer e Doença Cardiovascular
O segredo dos chás verde e branco reside no fato deles serem ricos em polifenóis catequinas, particularmente a epigalocatequina galato (EGCG). A EGCG é um poderoso antioxidante que além de inibir o crescimento de células cancerígenas, é capaz de destruir células cancerosas e ainda reduzir a concentração de LDL o "mau colesterol"
Muito bom, não é mesmo?!

Consumo:
O que eu considero adequado é o consumo de 4 xícaras ao dia, sem adoçante nem açúcar. Sinta o gosto do chá, aprecie seus benefícios. Lembre-se de não consumi-lo próximo ás refeições por conter taninos  pode reduzir a absorção de nutrientes. 

Atenção:
Outra coisa, prefira sempre a infusão das folhas secas em água quente e compre em local confiável. Além disso, cuidado com os produtos em pó, olhem os rótulos. Muitos destes contém maltodextrina, uma forma de carboidrato, em sua composição, ao analisar o rótulo você pode encontra-la como primeira da lista de ingredientes. O que significa que a maltodextrina está em maior quantidade na composição, se sobressaindo até em relação as catequinas dos chás. 

Portanto se jogue nos chás verde e branco NATURAIS! Torne o consumo de chá um hábito de seu dia-a-dia.


Nenhum comentário: