“Nada é. Tudo está.”

13/01/2013

Iogurte, leite, queijo… Alimentos lácteos ajudam a controlar a hipertensão


Foto reprodução

É possível prevenir a hipertensão, reduzir a tensão arterial e atenuar os outros fatores de risco em doenças cardiovasculares,  praticando atividade física regular, consumindo bebidas alcoólicas com moderação e reduzindo o consumo de sal. Vários estudos, incluindo o estudo DASH – com sua dieta rica em frutas e legumes e contendo 3 porções de produtos lácteos por dia – demonstram também o papel benéfico do consumo suficiente de produtos lácteos no controle da pressão.

O cálcio é bem conhecido por ser um dos principais nutrientes responsáveis pelo efeito benéfico dos produtos lácteos sobre o controle da tensão arterial. Outros minerais contidos no leite, como o magnésio e o potássio, podem exercer igualmente um papel benéfico na tensão arterial, mas o efeito de cada um é difícil de determinar, pois são encontrados na maioria das vezes em alimentos ricos em cálcio. De qualquer forma, os peptídeos bioativos derivados dos produtos lácteos, incluindo o queijo, podem representar fator importantíssimo.

O alto teor de cálcio favorece a redução da gordura corporal, por mecanismo associado ao hormônio 1,25 (OH)2D (vitamina D). Quando o consumo de cálcio está baixo, o organismo libera mais vitamina D e paratormônio, e esses dois hormônios agem na célula de gordura para aumentar os seus estoques. O cálcio age no aproveitamento da insulina, hormônio fundamental na regulação do metabolismo e da própria fome.

Em relação à pressão arterial, a proteína do soro do leite age através de substâncias que inibem a ação da enzima conversora de angiotensina (ECA), provocando vaso dilatação, pelo mesmo mecanismo que os remédios para pressão alta. Por se tratar de uma proteína altamente concentrada, promove saciedade, sendo muito útil nas dietas para perda de peso.

As proteínas solúveis do soro do leite apresentam um excelente perfil de aminoácidos, caracterizando-as como proteínas de alto valor biológico. Possuem peptídeos bioativos do soro, que conferem a essas proteínas diferentes propriedades funcionais. Os aminoácidos essenciais favorecem o anabolismo, promovendo o ganho de força muscular e reduzindo a perda de massa muscular durante a perda de peso.

O papel dos peptídeos bioativos
Leite é uma excelente fonte de nutrientes bem equilibrados e também exibe uma ampla gama de atividades biológicas que influenciam a digestão, respostas metabólicas para nutrientes absorvidos, crescimento e desenvolvimento de órgãos específicos e resistência às doenças. Estas atividades biológicas são devidas principalmente aos peptídeos e proteínas do leite. Os peptídeos bioativos são produzidos durante a digestão do leite no trato gastrinstestinal, e também durante a fermentação e processamento alimentar.

Os peptídeos bioativos foram definidos como fragmentos proteicos específicos, com impacto positivo nas funções corporais ou condições e podem realmente influenciar a saúde. Através da administração oral, os peptídeos bioativos podem afetar os principais sistemas orgânicos – principalmente os sistemas cardiovascular, imune e nervoso.

fonte: Licinia de Campos, Graduada em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu. www.mdemulher.com.br

Nenhum comentário: