“Nada é. Tudo está.”

23/01/2013

Dá para viver sem pressa hoje em dia?



Na semana passada, eu recebi um e-mail da minha mãe que só consegui responder três dias depois. Sim, minha vida tem andado corrida, pois temos feito muita coisa em casa e, agora na véspera de volta às aulas, temos muitas pendências para resolver (uniforme, materiais etc). Então eu fiquei me perguntando: será que dá para viver sem pressa hoje em dia, sem precisar largar tudo e ir vender coco na praia?

A resposta é sim, claro. E a organização só tem a nos ajudar nesse caso. Tudo o que é feito com planejamento e antecedência acaba trazendo tranquilidade aos nossos dias. Deixemos o caos para as pessoas desorganizadas ao nosso redor, o que já é o suficiente.

A resposta é não também, claro. Saber dizer mais não. Conhecer nossos limites, saber até onde podemos ir. Saber a quantidade de coisas que conseguimos fazer. A quantidade de sono suficiente.

A vida é feita de escolhas, mas também de necessidades. Infelizmente, não são todas as pessoas que podem largar uma vida estressante para viver de forma melhor. Sempre que eu penso que a minha vida está corrida, eu lembro de uma reportagem que eu vi com uma senhora que precisa acordar às 4h para levar o filho de ônibus para a casa da cunhada, onde o deixa para ir trabalhar e entrar às 8h, fazendo o mesmo percurso na volta, ainda cuidando da casa de noite e tentando descansar um pouco. Uma pessoa dessas tem condições de viver uma vida mais leve? Se ela tivesse oportunidade de estudo, sim. Mas como ela vai estudar, se chega tarde em casa e precisa pegar o filho? São muitas variáveis. Quem sou eu para falar delas?

O fato é que precisamos lidar com uma dose de pressa em nossa vida, porque o mundo é assim. Se nós não somos, as pessoas o são. Logo, acredito que o mais importante seja conseguirmos manter um certo equilíbrio interior, porque isso garante ao menos a nossa sanidade frente a tantos problemas.

E como conseguir isso? Se organizando? Em parte sim, porque a organização nos traz tranquilidade. Quando temos nossos projetos sob controle, ficamos menos preocupados com o que precisamos fazer. Mas não é só isso. A diferença está na atitude. Está em saber dizer não mesmo, como eu falei lá em cima, além de tomar a decisão importante de pensar em você e nos seus em primeiro lugar. Ter foco. Foco é o segredo.

Existe uma frase famosa que diz que ninguém pode fazer a gente sentir nada a não ser que a gente mesmo permita. Com relação à pressa, à ansiedade e à irritação, é assim também. Tente pegar mais leve no dia a dia, tendo bom-humor nas situações estressantes, quando o semáforo fechar, quando tiver que encarar a fila da farmácia, quando receber uma conta que vence amanhã. A partir do momento que mudamos nossa postura interna, o mundo passa a girar mais devagar. As pessoas podem reclamar, pois estão em círculo vicioso, mas somente nós podemos fazer algo por nós mesmos. Se isso é viver sem pressa, então que seja. Nossa saúde em primeiro lugar.

http://vidaorganizada.com


Nenhum comentário: