“Nada é. Tudo está.”

22/12/2012

Saiba tudo sobre a INGESTÃO de óleos essenciais



SAIBA TUDO SOBRE A INGESTÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS
Por Daiana Petry
Hoje, trago uma mensagem de alerta aos profissionais e clientes que utilizam os óleos essenciais para obter qualidade de vida. E só escrevi este artigo porque amo a Aromaterapia e desejo que esta técnica seja difundida e cresça com RESPONSABILIDADE. Como Aromaterapeuta e diretora da Harmonie, me sinto na obrigação de INFORMAR aos terapeutas e ao público em geral sobre este tema ainda polêmico, desejando assim iniciar a desmistificação de formas não indicadas de utilização dos óleos essenciais.
Recentemente, recebi um e-mail em que uma cliente me perguntava se poderia utilizar os óleos essenciais por ingestão para emagrecer, pois havia recebido a indicação de uma “terapeuta” para tomar 2 gotas de  limão siciliano em um copo de água, suco ou chá todos os dias.
A resposta para esta pergunta é clara: Não! Mas por quê?
Todas as marcas de óleos essenciais PUROS que possuem REGISTRO NA ANVISA precisam apresentar em seu modo de usar formas de administração segura ao consumidor. É visando a segurança ao consumidor é que encontramos no rótulo destas empresas registradas na ANVISA escrito no modo de usar: Apenas uso EXTERNO, e não interno.
Só com esta informação, já é possível perceber que uma pessoa que se diz “profissional da saúde” e indica a ingestão, está agindo de forma imprudente, negligente e com imperícia, agindo contra os princípios éticos norteadores de sua atividade profissional .
Na minha opinião, o profissional que indica a ingestão de um produto que não é permitido pelos órgãos brasileiros competentes, não merece ser chamado de terapeuta, e devemos denunciar ao Conselho Regional de Farmácia ou Química e na Justiça Criminal e Civil.
Mas a minha resposta quanto a não ingestão dos óleos essenciais não se baseia apenas na Legislação Brasileira.
O segundo motivo é a sua concentração. Não é porque estamos utilizando um produto natural que ele não faz mal, como já dizia Paracelso: “A diferença entre o remédio e o veneno está na dose”.
Como sabemos, 1 gota de óleo essencial equivale em média a 24 xícaras de chá da planta.
Você já experimentou pingar 2 gotas de óleo essencial de limão siciliano PURO em um copo plástico? Veja o que acontece:
     
O que você ingere em seu dia a dia que pode corroer um plástico???
Terceiro motivo é que óleos essenciais não se misturam em água, suco ou chá. Apenas DISPERSAM.Por isso que utilizamos nos banhos de banheira os óleos essenciais diluídos em mel ou álcool de cereais, porque caso contrário, a chance de queimar ou irritar a pele é muito grande.
Quarto motivo é que, como já sabemos, as moléculas dos óleos essenciais permanecem no por até 5 dias na corrente sanguínea quando utilizados de forma diluída em massagens ou inalação. Imagine como ficará sobrecarregado o seu fígado e rim ao tentar metabolizar o óleo essencial ingerido? Já é comprovado que a ingestão de limão siciliano, erva doce, manjericão, tea tree entre outros causa Hepatotoxidade.
O único país que utiliza a ingestão de forma regulamentada é a França, onde apenas os médicos são habilitados a indicar a ingestão de ALGUNS óleos essenciais através de cápsulas gelatinosas ou diluídos em mel, torrão de açúcar com água ou chá, e não apenas com a água.
De acordo com a farmacologia ayurvédica, o óleo essencial puro é o elemento fogo de uma planta, tornando-o extremamente potente. Esta potência é o que o torna muito perigoso (se utilizado de forma errada) e terapeuticamente muito eficiente. Quando estas substâncias puras são ingeridas no corpo, aumentamos a agni na área correspondente de consumo, como por exemplo o estômago, podendo perturbar o metabolismo e danificar tecidos, causando “estufamento”, inchaço, dor, gastrite e úlceras a longo prazo.
Por esses e outros tantos motivos que a indicação de ingestão de óleos essenciais no Brasil é contra indicada.
Fonte: http://www.harmoniearomaterapia.com.br/saiba-tudo-sobre-a-ingestao-de-oleos-essenciais/

Nenhum comentário: