“Nada é. Tudo está.”

15/12/2012

Os Chakras e o Sistema Endócrino


O Sistema Endócrino
O nosso sistema endócrino representa, metafisicamente, o fluxo da nossa força realizadora. Composto por um grupo de tecidos que têm a função de produzir e liberar os hormônios na corrente sanguínea, as glândulas desse sistema representam o nosso princípio vital, gerador do nosso estado de ânimo.

Essas glândulas endócrinas, por meio dos hormônios, coordenam todo o nosso processo fisiológico: regulam o desenvolvimento dos tecidos, controlam o crescimento corporal e determinam o nosso peso corpóreo. São elas as principais responsáveis pela produção hormonal - agentes responsáveis por nos manter biologicamente, que organizam todo o nosso sistema, que permitem que o organismo atenda ao nosso comando.

Dessa forma, o nosso sistema endócrino é o responsável pela concretização dos nossos ideais, pois é ele que disponibiliza a energia da ação. A nossa saúde glandular vem de mantermos uma atitude positiva e de levarmos os nossos ideais com garra, persistência e determinação.

Todas as vezes que abalamos o nosso poder realizador na vida, geramos um bloqueio que causa conflitos emocionais e assim, desestabiliza o bom funcionamento do sistema endócrino, e causando somatizações e doenças. Essas manifestações afetam diretamente o nosso estado de humor, com os famosos altos e baixos. O nosso estado de humor por sua vez, influencia as nossas atitudes - quanto mais bem humorados, mais temos ânimo e disposição para enfrentar as turbulências e obstáculos do nosso dia a dia, pois a nossa criatividade fica mais aguçada e nos tornamos mais perspicazes para resolver toda e qualquer questão de forma inteligente.

Os Chackras

Energeticamente, o nosso campo endócrino é representado pelos chackras, que em sânscrito significa roda.

Esses campos de força representam a nossa vitalidade energética, absorvendo energia universal para alimentar os nossos corpos sutis e iluminar a nossa “AURA”.

Não podemos descartar a nossa responsabilidade em nos mantermos vibracionalmente equilibrados, pois não só garantirmos a saúde físico-espiritual, como também geramos uma boa vibração energética em nosso ambiente e no dos que nos rodeiam. Caso contrário podemos contaminar negativamente, gerando mal estar e carga pesada onde estivermos. Dessa forma, nos tornamos alvo de maldades, pois atraímos tudo aquilo que vibramos.

O nosso sistema endócrino é o grande responsável em transformar as vontades da nossa alma em realização e concretização de nossos melhores ideais.

Principais glândulas do sistema endócrino e seus significados metafísicos:

Pineal
Localiza-se no centro do cérebro e produz o hormônio melatonina, que é o responsável pelo nosso ritmo biológico e regulador das atividades corporais. Tem também uma importante função no combate aos radicais livres, agindo contra o envelhecimento precoce, fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a nossa imunidade. Pesquisas recentes comprovaram que a melatonina melhora o nosso padrão de sono, combatendo a insônia.

Energeticamente: a Pineal é considerada uma glândula “importantésima”, batizada pelos esotéricos como o “Centro da nossa Consciência Superior”, pois é ela faz a conexão com o Divino.

Metafisicamente: representa a consciência de ser “si” mesmo, a nossa espiritualidade e o despertar para os nossos potenciais latentes através da lucidez e boa vontade.

Hipófise ou Glândula Pituitária
Localizada no hipotálamo, é formada pelos lobos anterior e superior.
A anterior é responsável pela segregação de hormônio para todas as glândulas endócrinas, atuando diretamente no pleno desenvolvimento do organismo. É ela que armazena os hormônios que são produzidos pelo hipotálamo. Esta glândula é muito importante, pois regula as funções das demais glândulas.

Metafisicamente: representa nosso poder de imaginação, o bom humor e o senso de realidade. É responsável pela produção de vários hormônios, inclusive o hormônio do crescimento.

Prolactina (PRL)
Hormônio responsável pela produção de leite das glândulas mamárias. Sua produção em abundância provoca a falta dos ciclos menstruais na mulher.

Metafisicamente: representa as boas condições “afetiva-familiar”, ou seja, o relacionamento entre a mulher e os entes queridos, de forma que não a faça sentir-se responsável por tudo e por todos. Estar em harmonia com a família significa delegar a todos sem sobrecarregar ou querer fazer o papel da heroína, resolvendo todos os problemas. É preciso assumir o seu lugar na família, sem querer ser a salvadora da pátria.

Folículo-estimulante (FSH)
Responsável pela secreção do estrógeno pelos ovários e pela ovulação da mulher. Nos homens, estimula a produção dos espermatozóides, atuando nos testículos.

Luteinizante (LH)
Hormônio responsável pela produção de estrógeno e progesterona na mulher, viabilizando a ovulação. Nos homens produz a testosterona nos testículos.

Metafisicamente: representa toda habilidade criativa para solucionar situações de obstáculos e adversidades na vida.

Adenocorticotrópico (ACTH)
Responsável pela estimulação do córtex-renal a secretar seus hormônios.

Metafisicamente: representa o quanto a pessoa está preparada e integrada para agir em seu meio. Representa na nossa auto-aceitação.

Tireóide
Está localizada na região do pescoço, junto à laringe. Os hormônios tireóideos regulam o nosso metabolismo em importantes funções, como o consumo do oxigênio, a queima de gorduras através do estímulo à síntese da proteína, o metabolismo do colesterol e sua excreção, as funções cerebrais e cardíacas e os vasos sanguíneos. Estão intimamente ligadas ao nosso sistema nervoso.

Metafisicamente: representa a nossa integração com o meio ambiente e a liberdade de ser si mesmo. Portanto comunicar-se e expressar-se corporalmente está relacionado à glândula tireóide.

Hormônio Estimulante da Tireóide (TSH)
Controla o funcionamento da glândula tireóide, estimulando a secreção e a produção desse hormônio.

Metafisicamente: representa o nosso poder realizador. A auto-cobrança e as expectativas exageradas desregulam as taxas desse hormônio. Isso acontece quando mentalmente são solicitados muitos afazeres e poucas execuções. Fica tudo a nível mental sem nenhuma concretização. Isso faz com que as taxas desse hormônio se elevem.

As baixas taxas podem ser representadas pelas pessoas que nunca se sentem preparadas para executarem nada, apenas planejando muito, mas com o sentimento de que vão sucumbir sem estimularem a sua boa vontade para poder realizar os seus intentos.

Paratireóides
Localizada atrás da glândula tireóide, compõe-se de dois pares de pequenas massas arredondadas. Sua principal função é ativar a vitamina “D” e a absorção do cálcio e fosfato.

Metafisicamente: representa o quanto você tem fé em você mesmo. Significa seu poder de realizar e concretizar os seus objetivos e idealizações.

Supra-Renais
Esta localizada sobre os rins e divide-se em duas regiões. A região externa reveste a glândula, e a interna reveste a medula supra-renal. Cada uma delas produz hormônios diferentes.

O mais importante hormônio produzido é a adrenalina, que representa 80% das supra-renais, trabalhando em conjunto com a noradrenalina.

Metafisicamente: representa a nossa audácia, a nossa atitude de enfrentamento e bravura diante da vida.

É importante salientar que o nosso corpo reage a situações concretas e imaginárias, causando o disparo desse estado de alerta em ambas as situações. Manter o equilíbrio é principalmente evitar o estresse causado pelo excesso da solicitação dessas defesas.

Ovários
Localizados no baixo ventre, faz parte dos órgãos reprodutores femininos e são responsáveis pela expulsão do óvulo feminino. Seus principais hormônios são a progesterona e o estrógeno.

Metafisicamente: representa a criatividade feminina em todos os âmbitos da vida. Esta associada à aceitação de sua feminilidade. Representa a preservação da feminilidade diante dos fatos da vida, dos seus laços familiares e afetivos, sem que a mulher perca seu modo natural de ser.

Testículos
Localizados na bolsa escrotal masculina, são órgãos pares e sua função é produzir o hormônio masculino testosterona, responsável pela produção dos espermatozóides.

Metafisicamente: representa a capacidade criativa do homem diante dos fatos da vida. Disponibilizar seus dons criativos para não deixar as coisas para última hora, característica marcante nos homens que só agem mediante pressão ou na pressa.

Pâncreas
Localizada no sistema digestivo, é uma glândula volumosa. Sua principal função é a produção do hormônio insulina (lançado no sangue) e enzimas digestivas.

Metafisicamente: representa a alegria de viver a doçura da vida e tudo o que de melhor ela pode nos proporcionar.

A saúde do nosso sistema endócrino depende do bom gerenciamento por um dos mais importantes canais de comunicação que possuímos: a INTELIGÊNCIA. Esse canal localiza-se na testa, logo acima do chakra frontal e canal mediúnico.

Quando utilizamos a inteligência, sempre encontramos uma saída criativa e positiva para lidar com as situações que a vida nos apresenta, propiciando o afastamento das emoções conturbadas e negativas que prejudicam o nosso sistema endócrino. Assim, desfrutamos de uma melhor qualidade de vida e, como resultado, manifestamos a saúde física, mental, emocional e espiritual, alinhando nossos corpos físicos, etérico e astral, propiciando vitalidade e energia aos nossos chakras e iluminando a nossa AURA.

Cida Alencar
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=182032208606989&set=a.110092829134261.17546.100004006333111&type=1&theater

Nenhum comentário: