“Nada é. Tudo está.”

15/11/2012

Ômega-3 e seus benefícios na gestação e infância


A linhaça e o óleo de peixe são nossos superalimentos do mês devido ao seu alto teor de ômega 3, um ácido graxo essencial, ou seja, que não é produzido pelo nosso organismo. Dessa forma, precisamos ingeri-lo através da alimentação/suplementação. 
Atualmente, está bem reconhecida a importância da ingestão de alimentos/suplementos fontes de ômega 3 durante a gestação. Seu uso nessa fase tem demonstrado reduzir a incidência de parto prematuro e melhora do peso do bebê ao nascer, reduzindo, assim o risco de morbidade e mortalidade relacionados à prematuridade.
O ômega 3 é fundamental para o desenvolvimento neurológico e da retina do feto durante o terceiro trimestre e até os 2 anos de vida. Estudos demonstram menor incidência de problemas neurológicos e psiquiátricos entre crianças cujas mães fizeram uso de suplementos de ômega 3 durante a gestação. 
Sua suplementação, também pode reduzir sintomas de depressão pós-parto. 
O consumo regular de alimentos ricos em ômega 3, por crianças, melhora sua capacidade de aprendizagem, melhorando a memória e a concentração. Além disso, melhora a capacidade visual da criança. 
A suplementação de ômega 3 é eficaz no tratamento de crianças com déficit de atenção. 
Como usar:
As gestantes devem optar pela suplementação de cápsulas de óleo de peixe e inclusão no cardápio de alimentos fontes de ômega 3 como peixes (sardinha, atum, salmão) e chia. A linhaça é contraindicada para gestantes. 
Para crianças, o ômega 3 pode ser consumido através de peixes, óleo de chia e linhaça. 
Fonte: Bruna Murta – nutricionista da rede Mundo Verde.

Nenhum comentário: