“Nada é. Tudo está.”

22/11/2012

Entenda o Rótulo Nutricional



Existem diversas dúvidas quando o assunto é Rótulo nutricional. Afinal, quanto devemos consumir de cada nutriente? Existe um limite? Qual o ideal de fibras? Devo me ater somente as calorias?
         O rótulo nutricional é um direito do consumidor, e é muito importante compreendermos como ele funciona.
         O primeiro item que aparece no rótulo é o: “Valor Energético”, mais conhecido como: “Calorias”.
         As calorias são encontradas em forma de energia em cada alimento e são utilizadas pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios, etc... Portanto, elas são essenciais e não devem ser encaradas como inimigas.
É importante ressaltar que, devemos nos ater aos nutrientes, quantidade de fibra de gordura dos almentos e não as calorias. Um alimento pode ter a mesma caloria que outro, porém ser mais saudável por conter menos gordura e mais fibra. 

Veja 2 exemplos:
Alimento
Caloria
Gordura
Leite integral
65
3,5
Maçã
58
0,3

Vejamos, 1 copo (200 ml) de leite em comparação com 1 maçã. O leite tem muito mais gordura que a maçã, porém as calorias são praticamente as mesmas. Isso, porque nem citamos a quantidade de fibras, que da maçã é muito superior. O mesmo ocorre com 1 bolacha recheada. 1 unidade contem aproximadamente 50 kcal, e 2,5 g de gordura. Ao compará-la com a maçã, com apenas 0,3 g de gordura, fica clara a diferença da qualidade nutricional das 2.
O segundo item do rótulo são os Carboidratos, divididos nos seguintes grupos:

-Carboidratos Simples - são mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim, fornecem energia imediata. São encontrados em doces, alimentos refinados, açúcar branco, sucos. Eles dificultam a perda de peso, pois, como são digeridos rapidamente pelo organismo, fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos.
Essa liberação de insulina previne que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.

-Carboidratos Complexos - são mais lentamente digeridos, evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. São eles: arroz integral, aveia, farelo de trigo, feijão, massas integrais, pão integral...
Por serem complexos, sua absorção é lenta, portanto o nível de açúcar do sangue não sobe rapidamente, e a liberação da insulina passa a ser lenta. Desta forma o estoque de gordura é utilizado com mais facilidade, agilizando a perda de peso.

Logo após os carboidratos, encontramos as proteínas. Estas são o componente principal dos músculos, órgãos e glândulas. Todas as células vivas e fluidos corporais, exceto a bile e a urina, contem proteínas. São essenciais para a formação dos músculos e ligamentos de nosso corpo e para o crescimento. Elas são encontradas principalmente nas carnes, frango e peixes, nos alimentos lácteos (leite, iogurte, queijos) e leguminosas, como feijões, lentilha, ervilha e grão de bico.

Em seguida está a Gordura, dividida em Insaturada, “a gordura boa” que auxilia na redução do colesterol e na formação de hormônios essenciais para nosso corpo, e Saturada, “a gordura ruim”, encontrada em alimentos como carnes gordurosas, manteiga, embutidos, frituras, bolachas recheadas e bolos muito recheados com chantilly e cremes gordurosos. A gordura saturada não é benéfica para o organismo, pois ao contrario da insaturada, aumenta os índices de colesterol sanguíneo, piorando quadro de pressão e diabetes, pode se acumular ao redor do fígado gerando problemas hepáticos, além de ser fator de risco direto para o excesso de peso.

Além das duas gorduras citadas acima, ainda existe a tão criticada Gordura Trans. Esta, além de causar todos os malefícios que a gordura saturada causa, ainda pode ser mais prejudicial ao organismo pois, ao ser produzida passa por processos químicos com compostos prejudiciais ao organismo humano. Ela está presente em margarinas, bolachas recheadas, bolacha de água e sal, sorvetes, etc...

Finalmente, uma super aliada a Dieta: A fibra alimentar! O consumo diário de fibra está relacionado com redução do risco de doenças cardiovasculares, cânceres e doenças intestinais (como colite, síndrome do intestino irritável). Além de auxiliar o melhor funcionamento do intestino e auxiliar na redução da absorção da gordura, facilitando perda de peso.
E para finalizar, o Sódio. Amplamente conhecido. Seus efeitos no organismo já foram citados inclusive aqui no “Nutrição Holística”. Em excesso pode prejudicar o funcionamento do rim, aumentar a retenção hídrica e piorar o quadro da Pressão Alta. O ideal é o consumo de 5 g diárias, que equivalem a 1 colher de chá.


Nenhum comentário: