“Nada é. Tudo está.”

13/10/2012

COZINHA COM AFETO TRANSMITE BOAS ENERGIAS - Fabiano Ferreira Angelo


Para muita gente, preparar os alimentos é muito mais do que simplesmente cumprir uma obrigação diária. É um ato de amor. Os alimentos podem captar as energias de quem faz a refeição, por isso é preciso muito cuidado e carinho na missão de cozinhar. Se bons sentimentos não estiverem presentes no momento de preparação dos pratos, a pessoa pode transmitir por meio da comida sua agressividade, insatisfação e dificuldades de relacionamento. Isso porque quem cozinha emite a chamada “energia emocional”. “É necessário que a pessoa esteja em equilíbrio pois os alimentos realmente captam nossas energias, sejam elas negativas ou positivas”, afirma a terapeuta holística rio-pretense Iraci Azevedo. A partir desse raciocínio você deve estar se perguntando: então ingerimos todas as energias das pessoas que fazem as refeições que comemos? Para Roberto Bo Goldkorn, estudioso em Feng Shui, a resposta é sim. Com certeza, essa afirmação gera um certo desconforto para quem não prepara as próprias refeições e depende de uma cozinheira e mais ainda para os que comem em restaurantes.

Para o primeiro caso, a dica é dar condições favoráveis à pessoa que vai cozinhar. Ou seja, um ambiente confortável e um bom entrosamento com as demais pessoas da família. Lembre-se: quanto mais a cozinheira estiver satisfeita no emprego, melhor será seu desempenho e entusiasmo para cumprir sua tarefa. Dessa forma, é bem provável que o estado de espírito de paz seja transmitido às refeições. No caso do restaurante, dá para ficar mais tranqüilo. O ritmo industrial de preparação da comida faz com que a energia dos cozinheiros seja dissipada, o que não atinge diretamente quem come. Por ficarem mais preocupados com os horários e todo o processo que envolve a fabricação dos pratos, os cozinheiros não transmitem em alto grau suas vibrações. Mesmo diante dessa informação, há pessoas que preferem não arriscar e tentam manter em seus estabelecimentos quem realmente gosta do que faz, na esperança de que os clientes sintam-se acolhidos por meio das refeições.
Essa é a opinião da rio-pretense Dione Macedo, proprietária de uma casa de lanches naturais. Dione conta que já empregou uma cozinheira cujas vibrações ela não considerava como boas. “Se alguém que trabalha comigo não tem uma energia legal percebo facilmente”, diz. Ela acredita que as vendas chegam a diminuir se os lanches não são preparados com amor e carinho. Dione, que já participou de cursos que trataram de temas que envolvem a alimentação e a energia, diz que quando que o astral não está bom acende um incenso para espantar o clima negativo. “Alimentos preparados sem amor podem até prejudicar nossa saúde”, acredita.

Alto astral
Quem faz os próprios pratos pode seguir algumas dicas para manter o bom astral de todos os membros da casa. O primeiro passo é não ir para a cozinha após ter discutido com alguém, pois a sensação negativa de discórdia vai ser repassada para os pratos que serão preparados. Aconselha-se também não cozinhar quando se estiver debilitado fisicamente. “A pessoa pode estar doente, mas se tiver com a mente fortalecida e emocionalmente bem, cozinhar pode ser uma maneira de encontrar o equilíbrio”, observa a terapeuta Iraci Azevedo. O cigarro é o elemento mais condenado para quem cozinha. A fumaça cria um campo de energia negativa, que acaba dificultando a digestão dos alimentos. Outra dica é não tocar em nenhum utensílio doméstico ao chegar da rua, principalmente se o dia foi estressante. O ideal é tomar um banho e colocar um traje confortável. Essas atitudes proporcionam uma atmosfera mais tranquila para o ato de cozinhar.

FONTE:http://www.diarioweb.com.br/editorial/corpo_noticia.asp?IdCategoria=62&IdNoticia=13817

Nenhum comentário: