“Nada é. Tudo está.”

29/10/2012

A Aromaterapia e as estações: PRIMAVERA-VERÃO


A AROMATERAPIA E AS ESTAÇÕES:
PRIMAVERA-VERÃO
 
A Aromaterapia pode ser explorada nas quatro estações do ano, seja para promover o bem-estar, equilíbrio e saúde, para amenizar os sintomas das doenças típicas de cada época ou para potencializar o bom astral que traz a primavera, o verão, o outono e o inverno. Afinal, quem não sente a alegria do calor e o aconchego dos dias friozinhos?
Dividiremos esse artigo em duas postagens diferentes. Iremos começar com a Primavera e Verão,estações das flores, da alegria e do calor.
É quase inevitável ao acordar e ver um lindo céu azul, o sol brilhando e as flores colorindo um jardim, sentir o bem estar deste momento. Seja num dia agradável e ensolarado da Primavera ou num dia quente de Verão, essas duas estações trazem à tona tudo aquilo que deixamos de lado nas estações mais frias. O sol e o calor chegam e nos aquecem o coração de alegria, o corpo de disposição, os dias ficam mais longos, o corpo fica à mostra nos tecidos leves e a vida parece ter outro sentido. Quem nega que o calorzinho estimula a prática de exercícios, os cuidados com o corpo, os passeios ao ar livre? O Verão, sinônimo de férias, descanso, festas e comemorações…Toda essa sensação de liberdade conquistada nas estações mais quentes promovem uma mudança de comportamento nas pessoas, que se tornam mais sociáveis, alegres e com a auto estima elevada.
Também no calorzinho é tempo de abrir e arejar os ambientes, de decorar e dar vida à casa com flores. Seja na Primavera ou no Verão, existem óleos essências que podem potencializar e prolongar essa sensação de alegria, vitalidade, renovação e bem estar. Experimente colocar em seu aromatizador ambiental 3 gotas de óleo essencial de tangerina e 2 gotas de óleo essencial de erva doce com um pouco de água.
Mas é claro que nem todos conseguem imediatamente entrar nesse bom astral com a chegada destas estações. E o motivo é simples: a polinização das flores, o calor, umidade e a exposição ao sol trazem também sintomas desagradáveis de doenças típicas da Primavera e Verão. Por isso preparamos receitas para algumas delas, confira:
Rinite
Utilizar 1 gota óleo essencial de hortelã pimenta no aromatizador pessoal ou 3 gotas no aromatizador ambiental com um pouco de água. No mesmo dia a pessoa já manifesta melhora dos sintomas.
Conjuntivite
1 gota de óleo essencial de lavanda diluída em 1 colher de mel e 100ml de água. Lavar o olho com esta receita 3 vezes ao dia, durante 7 dias.
Micose, pé de atleta e frieira
Passar 1 gota de óleo essencial de tea tree ou cravo no local da micose. Utilizar 1 vez ao dia durante 7 dias.
Queimaduras de sol
Misture 4 gotas de óleo essencial de lavanda em 1 frasco de óleo vegetal de rosa mosqueta de 30ml. Aplique na região que está avermelhada. Importante: não aplicar em queimaduras de 2° grau.
Candidíase
1 gota de óleo essencial de tea tree e 1 gota de óleo essencial de bergamota diluído em 1 colher de mel. Acrescente em uma bacia com água para fazer o banho de assento 1 vez ao dia.
Brotoejas
Misture em 30g de gel neutro 3 gotas de óleo essencial de tea tree e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Aplique na região diariamente.
Cinco dicas para evitar as crises alérgicas, típicas da Primavera:
1.Dias mais quentes são ideais para mandar edredons, tapetes e cobertores de lã à lavanderia. Na volta, eles devem permanecer guardados enquanto estiver calor e não forem necessários, já que são fontes permanentes de poeira e ácaros;
2.Cômodos acarpetados devem ser limpos com aspirador de pó diariamente. Aliás, a rotina de limpeza da casa em que habitam pessoas alérgicas deve ser sistemática;
3.O lixo nunca deve permanecer dentro de casa. Além disso, os ambientes devem estar sempre arejados;
4.Quando o clima apresentar baixos índices de umidade relativa do ar deve-se recorrer a um aparelho umidificador. Na impossibilidade de se adquirir o equipamento, a melhor opção é colocar bacias com água limpa em todos os dormitórios durante a noite para garantir um sono mais tranquilo;
5.Plantas naturais jamais devem permanecer nos quartos, principalmente de pessoas alérgicas, doentes e crianças.
Aproveite o melhor de cada estação do ano e beneficie-se com a Aromaterapia!

Nenhum comentário: