“Nada é. Tudo está.”

15/09/2012

Tenha alimentação mais funcional: coloque esses alimentos no seu cardápio.


Uma alimentação saudável é fator importante para a saúde e conseqüentemente para a qualidade de vida, pois influencia diretamente nosso bem estar físico, no equilíbrio emocional, na prevenção de agravos à saúde e no tratamento de doenças. Para termos uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários ao crescimento, desenvolvimento físico e para a manutenção da saúde, é preciso variar os tipos de alimentos, e consumi-los de maneira equilibrada, respeitando as particularidades de cada indivíduo. Um bom começo é incluir esses alimentos em seu cardápio.

Chá Verde - preparado através da infusão das folhas da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares e combate o envelhecimento precoce. Apresenta também ação termogênica, ou seja, atua acelerando o metabolismo e aumentando a oxidação das gorduras, por isso é considerado um coadjuvante no processo de emagrecimento. Fortalece a imunidade e possui ação antiinflamatória. Recomenda-se o consumo de 3 xícaras do chá ao dia, uma opção é preparar um suchá batendo no liquidificador a infusão de chá verde com uma fruta de sua preferência.

Cúrcuma - também chamada de açafrão. Fonte de curcumina, um flavonóide, de ação antioxidante, que atua na prevenção de doenças cardiovasculares. Apresenta ação antiinflamatória, por esta razão pode auxiliar na prevenção da obesidade, considerada uma doença inflamatória. Utilizada como especiaria e tempero culinário. Deve ser adicionada aos pratos após o cozimento, pois quando aquecida perde suas propriedades. Experimente adicionar a cúrcuma no arroz integral.

Linhaça – possui em sua composição fibras solúveis e insolúveis que aumentam o volume das fezes contribuindo para melhora do quadro de constipação. Fonte de ômega 3 de ação antiinflamatória e vasodilatadora, reduz os níveis de colesterol e pressão arterial, portanto, possui efeito cardioprotetor. A lignana presente na semente de linhaça atua no combate aos sintomas da TPM. A semente deve ser triturada antes do consumo e pode ser adicionada em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas.

Suco de Uva Integral - fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Combate os radicais livres e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Apesar de seus benefícios o suco é calórico, portanto, não exagere na quantidade. O consumo de 1 cálice ao dia já é suficiente para obter os benefícios esperados.

Azeite de oliva extra virgem – seu consumo auxilia na regularização dos níveis de colesterol, possui efeito vasodilatador, auxilia no controle da pressão arterial, conseqüentemente protege o organismo contra doenças do coração. Não deve ser aquecido, recomenda-se adicioná-lo nas preparações após o cozimento, ou em saladas e pratos frios. Uma boa opção é utilizar o azeite em pães e torradas integrais em substituição a manteiga.

Aveia – cereal energético, fonte de fibras, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, fósforo, ferro e magnésio. Fonte de β glucana, um tipo de fibra solúvel, que auxilia no controle das taxas de colesterol e glicose. Pode ser adicionada em sucos, iogurtes, vitaminas, frutas ou usada para o preparo de mingaus.

Farinha de banana verde – alimento funcional de ação prebiótica. Fonte de amido resistente que é fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para as bactérias benéficas que colonizam o intestino. Ajuda ainda a manter a integridade da mucosa do intestino, auxiliando na regularização do funcionamento intestinal. Suas fibras retardam os processos de digestão e absorção, assim a glicose é absorvida mais lentamente, evitando picos glicêmicos e mantendo a glicemia controlada. É isenta de glúten, por isso pode ser consumida por indivíduos com doença celíaca. Pode ser adicionada em sucos, iogurtes e vitaminas. Experimente misturar a farinha de banana verde no suco de uva integral.

Cacau – possui flavonóides e polifenóis, potentes antioxidantes que atuam neutralizando os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce, auxiliam na redução dos níveis de LDL-colesterol e no aumento dos níveis de HDL-colesterol, melhoram o controle da pressão arterial, contribuindo desta forma para prevenção de doenças cardiovasculares. O cacau pode ser adicionado em frutas assadas ou cozidas como opção de sobremesa.

Óleo de coco - apresenta em sua composição ômegas 6 e 9, porém é composto em sua maior parte por ácido láurico, de cadeia média. O óleo de coco pode auxiliar no emagrecimento devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto energético do organismo. O óleo de coco também atua promovendo a saciedade, pois como é uma gordura retarda o esvaziamento gástrico, velocidade com que os alimentos passam do estômago para o intestino. O óleo de coco atua como auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, pois atua na redução dos níveis de colesterol total, LDL, VLDL e triglicerídeos e aumenta as taxas de HDL. Possui ação antifúngica (auxiliando no tratamento de candidíase e gastrite bacteriana) e fortalece a imunidade. Rico em antioxidantes auxilia no retardo do envelhecimento precoce. Pode ser utilizado em saladas, sucos, vitaminas, em pães e torradas e na finalização de pratos quentes.

Fonte: Thais Souza - Nutricionista da Rede Mundo Verde. 

Nenhum comentário: