“Nada é. Tudo está.”

15/09/2012

Spirulina X Perda de peso


A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo, sendo uma doença de suscetibilidade genética, com forte influência ambiental, na qual diversos mecanismos metabólicos se encontram alterados, favorecendo um balanço energético positivo (relação entre o que consumimos e o que gastamos) e o ganho de peso.

Nesse contexto vem se destacando a spirulina, um superalimento que segundo os resultados de pesquisas aumenta a atividade da enzima lipase lipoprotéica. Essa enzima “quebra” os triglicerídeos que então são utilizados como fonte de energia e atua na modulação das reservas de gordura, auxiliando dessa forma de perda de peso.

Esta alga é rica fonte de fibras que ao entrarem em contato com líquido no interior do estômago formam um “gel” que dilata este órgão e faz com que sejam enviados sinais de saciedade, reduzindo assim o apetite e contribuindo para perda peso. Outro fato relacionado às fibras é que ao formar este “gel” parte da glicose (açúcar) em excesso e parte do colesterol (gorduras) em excesso ficam retidos no gel e não são digeridos e, consequentemente, não são absorvidos, reduzindo as calorias da dieta e contribuindo diretamente para perda de peso.

Outro mecanismo associado à redução de peso é o efeito da proteína na saciedade. Segundo estudos, a elevação do nível de aminoácidos plasmáticos, estimula a liberação de hormônios anorexígenos (reduzem a fome) que irão atuar sobre o centro da saciedade.

A serotonina é um neurotransmissor relacionado a sensação de prazer, bem-estar e regulação do humor. Com taxas normais de serotonina os indivíduos saciam-se mais facilmente e a vontade de comer doces diminui. A spirulina possui em sua composição o triptofano e a vitamina B6, que estão diretamente envolvidos no processo de produção desse neurotransmissor.

Como consumir?
A spirulina é encontrada em cápsulas, seu consumo pode variar de acordo com o fabricante. Para auxiliar na perda de peso deve ser consumida antes das principais refeições.

Fonte: Thais Souza - Nutricionista da Rede Mundo Verde

Nenhum comentário: