“Nada é. Tudo está.”

18/09/2012

Produtos orgânicos: benefícios para a sua saúde e do planeta!


A preocupação com a saúde, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, têm feito muitos consumidores optarem por produtos orgânicos. Frutas, verduras, hortaliças, carnes e cereais são exemplos de alimentos produzidos de forma sustentável que tem ganhado espaço no cenário mundial.

A alimentação orgânica se preocupa com o que chega ao nosso prato, desde a produção até a hora do consumo. Afinal, o alimento orgânico não é simplesmente aquele que é produzido sem o uso de agrotóxicos. Toda a cadeia produtiva, desde o plantio até a venda, é manejada de forma a evitar danos ao meio ambiente. Ou seja, de maneira sustentável.

Mas o que são alimentos orgânicos?

São alimentos produzidos sem a utilização de agrotóxicos ou insumos artificiais como inseticidas, herbicidas, fungicidas ou adubos químicos. Além disso, produtores de carnes, laticínios, aves e ovos orgânicos utilizam 100% de alimentação orgânica para os animais, evitam o uso de hormônios de crescimento e antibióticos. Os animais são criados ao ar livre, com áreas de exercício, abrigo, ar fresco e luz solar direta adequados para a espécie.

Por não utilizarem produtos químicos no processo de cultivo, o risco de contaminação do solo e dos lençóis freáticos é reduzido, agredindo menos o meio ambiente. O controle de pragas e ervas daninhas é feito manualmente, com foco na prevenção. Além disso, preservam a fertilidade do solo, a qualidade da água, da vida silvestre e dos demais recursos naturais. A saúde das plantas, o bem-estar animal e a biodiversidade nas propriedades rurais também são valorizados. No processo de produção, toma-se muito cuidado para que não haja destruição e desgaste do solo. Este é protegido ou recuperado para continuar fértil. O resultado é um dano mínimo ao ecossistema.

Quando o solo é tratado com substâncias químicas, há liberação de grande quantidade de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso. A agricultura orgânica pode reduzir em cerca de 25% o aquecimento global. Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher todas as safras.

Outro ponto a destacar em relação à agricultura orgânica é a não produção de alimentos transgênicos – alimentos geneticamente modificados. Eles alteram o equilíbrio natural dos ecossistemas e tendem a substituir espécies e acabar com a variabilidade genética, a capacidade que os organismos têm de se adaptar a um ecossistema ao longo de gerações.

Por serem isentos de contaminação química e produzidos em solos balanceados e fertilizados com adubos naturais, os orgânicos possuem maior teor de vitaminas, minerais, antioxidantes quando comparados aos alimentos cultivados de forma tradicional. Seu sabor, cor e aroma também são superiores. São isentos de substâncias tóxicas e nocivas à saúde. Dessa forma, protegemos nossa saúde e a de nossos familiares.

Cuidar do nosso planeta é um desafio que deve ser assumido por cada um de nós. Pequenos atos como consumir alimentos orgânicos e reduzir a ingestão de carnes, podem fazer grande diferença para o meio ambiente e ajudar o planeta a se recuperar da degradação sofrida no último século.

Sendo assim, devemos incentivar e disseminar atitudes e informações que visam à preservação do nosso ecossitema.

Fonte: Bruna Murta – nutricionista da rede Mundo Verde.

Nenhum comentário: