“Nada é. Tudo está.”

22/09/2012

O Poder dos Polifenóis Presente no Vinho

As virtudes terapêuticas do vinho para os homens beneficiam também as mulheres. Esta bebida reserva alguns fatores exclusivos para elas.
Ações benévolas do vinho para a saúde só ocorrem se ele for ingerido com moderação, regularmente, junto com as refeições e por quem não tenha contra indicação ao uso de bebidas alcoólicas. Os efeitos benéficos do vinho se devem ao baixo teor de álcool e muito aos polifenóis e sua convivência harmônica com outros compostos. 60 % dos polifenóis vêm da semente, 33% da casca e o resto da polpa da uva.

É por isso que com regra os vinhos tintos têm mais virtudes para a saúde que os vinhos brancos. As mulheres que bebem vinho regularmente, moderadamente e junto às refeições, têm 50% menos chance de desenvolver câncer de ovário. O Dr. Penny Webbi da Austrália chegou a essa conclusão estudando 696 mulheres com esse tipo de neoplasia e mais 786 outras mulheres sem doença, num grupo de controle. As mulheres que bebiam regularmente destilados e cerveja tinham tanto câncer de ovário quanto as abstêmias e as que bebiam vinho tinto tinham uma proteção um pouco maior do que as que tomavam vinho branco.
O hábito de tomar vinho regularmente e moderadamente às refeições tem atenuado nas mulheres as manifestações do climatério e menopausa.
O resveratrol, um dos 200 polifenóis do vinho, tem uma similaridade estrutural e funcional muito grande com o estrogênio (hormônio feminino que, entre outras coisas, preserva a estrutura óssea). Por essa semelhança ele é reconhecido como um fitoestrogênio e age atenuando manifestações do climatério e menopausa, que afligem tantas mulheres no final da vida produtiva.

A Osteoporose faz parte do processo natural do envelhecimento. Conforme avançamos na idade os nossos ossos ficam mais frágeis. A Osteoporose ocorre, sobretudo nas mulheres quando entram no climatério. A menopausa e a perda de massa óssea ocorrem pela deficiência de estrogênio. Existe um estudo na França com 7.598 mulheres com mais de 75 anos de idade, revelando que as mulheres que tinham hábito regular de tomar vinho tinto até três taças por dia, junto com as refeições, ganhavam massa óssea, contrariando a história do envelhecimento. Isso acontece porque alguns polifenóis que existem em abundância no vinho estimulam os osteoblastos (células que formam o osso) e inibem os osteoclastos (células que destroem o osso). Outra dádiva do vinho para as mulheres é sobre a pele, órgão que mais expõe as crueldades do envelhecimento.
Os polifenóis do vinho melhoram muito a consistência e a elasticidade da pele: isso por que eles inibem a colagenase e a elastase, duas enzimas que destroem o colágeno e elastina, responsáveis pela consistência e elasticidade deste órgão de revestimento. Além disso, eles melhoram muito a hidratação da pele, dando-lhe mais vida. Estes efeitos dos polifenóis ocorrem tanto se eles forem aplicados diretamente sobre a pele quanto se ingeridos, e ambas ações se potencializam.

Esse efeito sobre a pele é tão impressionante que hoje existem inúmeros tratamentos de beleza e cosméticos feitos à base de sementes de uva e vinho. A ingestão regular e moderada de vinho diminui a circunferência abdominal tanto nos homens como nas mulheres, foi a conclusão da pesquisa desenvolvida ao longo de dez anos pelo Dr. Vadstrup e colegas. Esses dados surpreendentes foram extraídos do “Estudo do Coração” na cidade de Kopenhagen. A população desta cidade está sendo observada há vários anos neste grande processo de pesquisa.

Nenhum comentário: