“Nada é. Tudo está.”

20/09/2012

Castanha do Pará




Fonte de ácidos graxos essenciais ômega-6 e ômega-3 biologicamente ativos e tiamina (vitamina B1), é considerada uma ótima fonte nutricional para o combate da desnutrição, convalescenças, anemias, artrites, artroses, hipoproteínas, avitaminoses e é benéfico para o sistema imunológico em geral, oferecendo proteção contra as células cancerígenas, especialmente na mama, e diminuindo 
o risco de doenças cardíacas. 

Tem alto teor de selênio, apresenta propriedades emolientes, hidratantes, lubrificantes e rejuvenescedoras. Podemos obter seus benefícios tanto através do consumo na alimentação, como do óleo extraído da castanha. Mas é importante ter atenção!!! Uma unidade grande, já consegue atingir a recomendação de 55 microgramas de selênio no dia. O limite máximo está em 400 microgramas por dia para homens e mulheres entre 31 e 70 anos, ou seja, se diariamente houver consumo de muitas castanhas e superar o valor de 800 microgramas por dia, pode ocasionar o efeito contrário. O mineral selênio em excesso é tóxico e causa queda de cabelo, unhas frágeis e quebradiças, dor de cabeça, entre outros. Portanto o consumo dever ser moderado. 

Qualquer porção de 30g de nozes, por exemplo, (6 unidades) possuem 206 kcal sendo 19 gramas de gordura e possui 643 kcal/100g. O exagero pode sem dúvida ajudar a aumentar o peso. O consumo dever ser pequeno e diário, como parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Nenhum comentário: