“Nada é. Tudo está.”

15/09/2012

Alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo


Com a proximidade do verão aumenta a preocupação com a estética, com isso muitas pessoas se submetem a dietas radicais, buscando resultados rápidos, tentando perder em alguns dias os quilos adquiridos em um ano inteiro. Na realidade, não deveríamos deixar de cuidar do nosso corpo em nenhum momento, não apenas pela aparência, mas pela saúde que o corpo revela. 
Com as ocupações diárias, como trabalho e estudos, não damos a devida atenção à alimentação. É comum realizarmos lanches rápidos do tipo fast-food ou passarmos horas sem nos alimentar. Essa rotina alimentar desregrada favorece o ganho de peso e o aparecimento de problemas de saúde. 
Para auxiliar na perda de peso e a alcançar a forma tão desejada podemos incluir alguns alimentos em nosso cardápio, que possuem substâncias termogênicas, ou seja, possuem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a oxidação (“queima”) das gorduras.

Confira alimentos que ajudam a acelerar seu metabolismo:
- Pimenta:  fonte de capsaicina que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. A pimenta pode ser utilizada como tempero em saladas e pratos quentes. 

- Chás verde e branco: favorecem a utilização da gordura corporal como fonte de energia, auxiliando dessa forma na perda de peso. Como nesta época do ano a temperatura fica mais elevada, uma ótima opção é optar pelo consumo do chá gelado. Além de refrescar nosso organismo gasta energia para elevar a temperatura do líquido para que possamos absorvê-lo. 

- Canela:  a canela é uma especiaria que também ajuda na aceleração do metabolismo basal. De fácil utilização, uma dica é adicionar a canela em frutas. 

- Gengibre:  essa raiz auxilia no aumento do gasto calórico. Versátil pode ser consumido na forma de chá, adicionado a sucos de frutas e saladas.

- Chá de hibisco:  este chá é outro aliado na perda de peso, pois estimula o aumento do metabolismo e, conseqüentemente a “queima” de gordura. Assim como os chás verde e branco, pode ser consumido gelado. 

- Óleo de coco:  auxiliar no emagrecimento devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto energético do organismo. Pode ser consumido puro, usado para temperar saladas ou adicionado em sucos e vitaminas.

Vale lembrar que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que esses alimentos tenham o resultado desejado, é necessário aliá-los a uma alimentação saudável e equilibrada e exercícios físicos regulares.

Fonte: Thais Souza - Nutricionista da Rede Mundo Verde

Nenhum comentário: