“Nada é. Tudo está.”

12/06/2012

Geléia Real


Geleia Real
A geleia real é considerada um super alimento ou Superfood, éum produto natural, produzido pelas abelhas jovens para alimentar a rainha. Possui boa quantidade de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, enzimas e minerais.


Geleia Real x Longevidade
A abelha rainha vive mais do que as operárias e é a única na colméia capaz de se reproduzir, as abelhas rainhas não nascem rainhas e sim se tornam rainhas. O que as faz se desenvolver e viver mais é a qualidade do alimento que consomem, a partir daí espera-se que a geleia real tenha efeitos similares relacionados a longevidade no organismo humano. O consumo da geleia real é sugerido para manter a saúde e melhorar o funcionamento do organismo. Por causa dos antioxidantes é que esse tipo de alimento está relacionado ao retardo no envelhecimento, beleza e rejuvenescimento da pele. As vitaminas C e E, presentes na composição da geleia real, atuam como poderosos antioxidantes, combatendo os radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce.


Geleia Real x Disposição
Rica em vitaminas do complexo B que são importantes para o metabolismo celular, participando de diversas reações relacionadas a produção de energia, atua retardando a fadiga e o cansaço e combatendo o stress e o desgaste físico e mental. Em função da presença de vitaminas do complexo B, a geleia real é considerada ainda um estimulante do apetite.


Geleia Real x Imunidade
Apesar da maioria dos estudos ser feito in vitro ou em animais, na prática clínica obtém-se bons resultados com seu uso no fortalecimento do sistema imunológico. A melhora da imunidade é decorrente do estímulo a uma maior produção de anticorpos, aumentando a função protetora do organismo. Os ácidos orgânicos da geleia real são os responsáveis por sua ação bactericida, ou seja, previne e reduz o crescimento de bactérias, possui ainda ação antiinflamatória, auxiliando no combate a gripes, resfriados, rinite, sinusite e infecções de garganta.


Geleia Real x Fertilidade
A geleia real possui em sua composição hormônios que auxiliam na regularização do ciclo hormonal feminino. Além disso, a geleia real é fonte de aminoácidos e zinco, nutrientes envolvidos na produção de esperma.


Geleia Real x Sistema Nervoso
As vitaminas do complexo B, presentes na geleia real, atuam na formação de neurônios e auxiliam no combate aos sintomas de depressão.


Geleia Real x Saúde dos Cabelos
Fonte de biotina, vitamina relacionada a melhora dos fios. Por isso a geleia pode ser comercialmente utilizada também em produtos cosméticos como shampoos e condicionadores.


Geleia Real x Doenças do Coração
O inositol atua no metabolismo de gorduras auxiliando na redução dos níveis de colesterol, além disso apresenta ação antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.


Como consumir?
A geleia real pode ser encontrada in natura e liofilizada (cápsulas). A versão in natura deve ser guardada em refrigeração, seu consumo deve ser feito em jejum, colocando-a embaixo da língua. Deve-se aguardar alguns minutos para sua completa absorção antes de consumir alimentos. Já a liofilizada em cápsulas dispensa a refrigeração e deve ser usada segundo recomendação do fabricante.


Fonte: Thais Souza

Nutricionista da Rede Mundo Verde

Nenhum comentário: