“Nada é. Tudo está.”

12/06/2012

Chia


A chia, nosso SUPERALIMENTO do mês, além de ser fonte de fibras, ômega 3, vitaminas e minerais, possui alto teor de antioxidantes. .


Os antioxidantes são substâncias encontradas nos alimentos de origem vegetal que tem a função de proteger as células contra a ação dos radicais livres, moléculas produzidas naturalmente pelo nosso organismo a partir do metabolismo de oxigênio. Assim, o simples fato de respirar, já é responsável pela produção dessas moléculas reativas. Também são produzidos enquanto dormimos, quando nos expomos à poluição, má alimentação, uso excessivo de bebidas alcoólicas, estresse e tabagismo.


Quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante do organismo, ocorre o chamado estresse oxidativo, que aumenta o risco de doenças do coração, diabetes, câncer, artrite reumatóide, entre outras doenças, além de acelerar o envelhecimento. 


Os principais antioxidantes encontrados nos grãos de chia são o ácido caféico, ácido clorogênico e os flavonóides quercetina, mirecetina e kaempferol. A presença desses antioxidantes faz da chia um alimento com efeito antiinflamatório além de protetor contra doenças cardiovasculares. 


O consumo regular de alimentos fonte de flavonóides, como a chia, pode atuar na prevenção de doenças cardiovasculares, embolia pulmonar, câncer de pulmão e estômago. 
Para esses benefícios a chia deve fazer parte de uma alimentação balanceada. Deve ser consumida diariamente adicionada a saladas, frutas, shakes ou iogurtes.

Fonte: Bruna Murta Nutricionista
www.mundoverde.com.br

Nenhum comentário: