“Nada é. Tudo está.”

06/04/2012

Naturoterapia ou Naturopatia


Imagem retirada do site Google
Naturoterapia ou naturopatia, remete à idéia de tratamento através de meios naturais. A Naturopatia é uma terapia holística, abordando corpo, mente e espírito do indivíduo. Seus métodos incluem prática corporal (massagens, exercícios físicos e posturais, etc.), mental (meditação, respiração, visualização), alimentação, florais, aromaterapia,  fitoterapia entre outras técnicas.

O naturoterapeuta entende que o indivíduo interage o ambiente a sua volta que seja trabalho, família, amigos e também com o que está dentro dele, suas emoções, seus desejos, seus medos... Possui a noção de que os disequilíbrios orgânicos ou emocionais, normalmente ocorrem por um conjunto de atitudes internas e externas que o indivíduo toma perante a vida, aos outros e a si próprio. Age procurando fornecer suporte a autocura do indivíduo.
Trata com muito sucesso distúrbios diversos, incluindo dores corporais, enxaquecas, ansiedade, estresse, certos problemas de pele, e acelera recuperação de traumatismo e contusões. É excelente para gestantes e atenua ou elimina causas de distúrbios orgânicos  como pressão alta, prisão de ventre, diabetes, colesterol alto, disfunções da tireóide, entre outros.

As pessoas também podem procurar a naturoterapia para fins corporais. Para isso, o naturoterapeuta utilizará técnicas específicas no combate à retenção hídrica, líquidos que causam inchaço, e eliminação de toxinas. Seus tratamentos incluem aplicações de extratos vegetais, óleos, ventosas, massagens, além de orientação nutricional e exercícios aeróbicos e localizados.

Para quem faz algum tipo de tratamento médico convencional, a naturoterapia atua como coadjuvante, não estando em conflito com nenhum tipo de prescrição ou tratamento médico.

Nenhum comentário: