“Nada é. Tudo está.”

14/04/2012

10 mandamentos para prevenir o câncer

Diversos tipos da doença podem ser evitados, desde que se mude o estilo de vida, com a adoção de hábitos saudáveis.

 
Câncer é um grupo de doenças que se caracteriza pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde responsável por desenvolver e coordenar ações integradas para a prevenção e controle do câncer no Brasil, sugere alguns passos a serem seguidos no sentido de prevenir o câncer, diminuindo o alto impacto deste grupo de doenças na população.

Os cânceres causados pelo tabagismo e pelo uso de bebida alcoólica podem ser prevenidos, assim como muitos cânceres que estão relacionados a dietas alimentares desequilibradas. Além desses, vários cânceres de pele podem ser prevenidos, por exemplo, usando proteção contra os raios solares, e realizando-se exames específicos, conduzidos regularmente por profissionais de saúde. Certos tipos de câncer, muito freqüentes no Brasil, como o de mama, colo de útero, cólon e reto, próstata, testículo e boca, podem ser passíveis de detecção precoce.

1. Pare de fumar! Essa é a regra mais importante para se prevenir contra o câncer.

2. Uma alimentação saudável pode reduzir os riscos de câncer, em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta diária deve conter, pelo menos, cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra-virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, lembrando sempre que não devem ser expostas a altas temperaturas. Procure evitar as gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc.) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.

3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia, enquanto as mulheres precisam limitar o consumo a um drinque. Além disso, pratique atividades físicas moderadas durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.

4. É aconselhável que homens entre 50 e 70 anos, durante uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do cancêr de próstata.

5. Os homens, acima de 45 anos, com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, devem realizar consulta médica para investigação de cancêr de próstata.

6. As mulheres, com 40 anos ou mais, precisam fazer o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve realizar uma mamografia a cada dois anos. Quem tem caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc., diagnosticados antes dos 50 anos) ou aquelas que tiveram câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, necessitam executar o exame clínico e a mamografia a partir dos 35 anos de idade, anualmente.

7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, o exame precisa ser feito a cada três anos. Para os exames alterados, siga as orientações médicas.

8. É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, façam exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente) ou a cada dois anos.

9. No lazer, evite exposições prolongadas ao sol, entre 10 horas e 16 horas, e use sempre proteção adequada como chapéu, barraca e filtro solar. Se você se ex-põe ao sol, durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, ca-misa de manga longa e calça comprida.

10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.

Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário: