“Nada é. Tudo está.”

02/01/2012

Seja impecável com sua palavra


Ser impecável com nossa palavra é usar nossa palavra para cultivar a semente do amor que existe em nós

É o compromisso mais importante. É através da palavra que expressamos nosso poder criativo, quer seja através da fala ou do pensamento.
 
É o mais poderoso instrumento que possuímos, e tanto pode ser usado para nos libertar como para nos escravizar.
 
O primeiro passo é ter consciência do poder da palavra. E aí então, torná-la impecável. Impecável significa "sem pecado".
 
Bom, mas o que é pecado?
 
Pecado é quando vamos contra a nossa natureza mais íntima, a nossa essência. Ou seja, sempre que nos julgamos, estamos pecando.
 
Sempre que nos julgamos, nos criticamos, nos culpamos, nos condenamos, estamos pecando.
 
E isso cria uma série de conflitos em nossa vida.
 
E assim sem percebermos vamos nos escravizando a esses conflitos.
 
Se passarmos a sermos impecáveis com nossa palavra iremos, pouco a pouco, re-criar nossa vida na direção do bem, do amor, da harmonia. E nos libertar do conflito.
 
Esse é um compromisso difícil de assumir, pois vai contra muito do que nos ensinaram. Por isso que é fundamental, antes de tudo, acreditar no poder da palavra, pois foi esse mesmo poder, usado erradamente, que criou tanto conflito em nossa vida
O próximo passo é assumir consigo mesmo o compromisso de sermos impecáveis com nossa palavra. Devemos observar a nós mesmos, o que dizemos, o que pensamos, e ir modificando nossa palavra.
Observar a forma como falamos com nós mesmos (nosso diálogo interior) e evitar qualquer pensamento de crítica, julgamento, culpa, substituindo- os por pensamentos de apoio, afeto, confiança, aceitação.
Aos poucos vamos realizando também esse processo na forma como lidamos com os outros, como falamos com eles, como pensamos sobre eles.
Ser impecável com nossa palavra é usar nossa palavra para cultivar a semente do amor que existe em nós.
É só em terreno fértil que esse amor pode crescer e frutificar. -
DE DON MIGUEL RUIZ - Livro: Os Quatro Compromissos

Nenhum comentário: