“Nada é. Tudo está.”

08/01/2012

Os Benefícios das Vitaminas

 

A vitamina E tem múltiplas vantagens para nossa saúde e aspecto físico. Sem dúvida trata-se de uma das vitaminas mais positivas para nosso organismo; razões:
1. Potente antioxidante natural, o que retarda tanto o envelhecimento celular como a saída de rugas.
2. É portador de oxigênio, o que faz que nosso organismo tenha mais resistência.
3. Induze a proliferação de células de defesa, o que nos protege de infecções e doenças virais crônicas.
4. É um potente diurético.
5. Atrasa ou impede a saída de cataratas.
6. Diminui o risco de sofrer do sistema cardiovascular, isto é, de sofrer embolias, infartos de miocárdio ou anginas de peito, pois contribui colesterol bom.
7. É um grande cicatrizante de queimaduras.
8. As pessoas com má circulação evitarão os irritante choques musculares nas pernas, pois a vitamina E protege-nos da oxidação.
Por estas e outras razões é recomendável o consumo de vitamina E, para isso deverá consumir os seguintes produtos: brócolis, espinafre, soja, gérmen de trigo, gema de ovo, azeites vegetais, avelãs, nozes, amêndoas, margarinas, azeite de oliva e de girasol, etc.

Alimentos ricos em Vitamina E
A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel que, no total, tem aproximadamente oito formas de apresentar-se, entre as que destacam o alfatocoferol, que vem a ser o mais antioxidante e a referência ideal para medir a quantidade desta vitamina.
Mesmo que não existe um consenso em relação à quantidade de vitamina E que poderia chegar a começar a ser prejudicial para a saúde, muitos estudiosos coincidem em assinalar que ajuda a reduzir o risco de sofrer doenças cardiovasculares, câncer e inclusive o mal do colesterol alto.

alimentos vitamina e

Além disso, é ideal na hora de prevenir ou evitar a progressão das cataratas, a doença de Alzheimer ou a de Parkinson.
A continuação te expomos uma lista de alimentos ricos em vitamina E, para que nunca faltem em sua dieta (lembra que é um alimento imprescindível).

Alimentos ricos em vitamina E
Alimento                                Quantidade (mg. por 100 g.)
Óleo de girassol                                      49
Avelãs                                                     27
Amêndoas                                               20
Óleo de milho                                         12
Óleo de soja                                           10
Amendoins                                                8
Margarina                                                 7
Azeite de oliva                                         5

A Vitamina D é uma vitamina do grupo das lipossolúveis isto quer dizer que se dissolvem e se unem às gorduras em nosso organismo e se armazena em fígado e tecidos adiposos.
A Vitamina D ao ser lipossolúvel se acumula em certa quantidade no organismo e reserva-se para poder consumá-la depois.
A vitamina D forma-se na pele por ação dos raios solares, se adotamos o costume de tomar um pouco de sol ao dia não costuma ser necessário tomar outras medidas para sua formação extra.
Esta vitamina deposita-se em os ossos e em menor grau no fígado, cérebro e pele.
A Vitamina D é necessária para:
Absorção de cálcio e do fósforo nos ossos e dentes.
Regula o cálcio na principalmente a fortalecer o sistema imune.
É essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo.
A vitamina d pode-se encontrar em :
Sardinha
Ovos
Queijos gordos
Margarina
e o Sol

A escassez da vitamina D faz que o organismo tome cálcio dos ossos e eles ficam frágeis e debilitados, e sua deficiência na ingestão ocasiona o raquitismo , problemas dentais, crescimento deficiente dos ossos.

vitamina c

Quanto de vitamina C que precisamos? Depois de conhecer as quantidades de ferro, cálcio e magnésio, é a vez desta vitamina importante, essencial para nosso desenvolvimento.
Um dos mitos mais bem sucedidas sobre a vitamina C que a laranja é o alimento com maior proporção dessas vitaminas. Mas vamos discutir esta afirmação, o certo é que, como a laranja, existem outros alimentos com muita vitamina C em sua composição. A este respeito, devemos ressaltar, acima do resto, a pimenta.
Mas quanto de vitamina C precisamos? A resposta poderia preço é de 110 miligramas por dia. Este é um valor aproximado.Sim, a ingestão de vitamina C deve ser feito, quer distribuída ao longo do dia. Além disso, como vimos anteriormente, as frutas são as principais fontes de vitamina C.

Os cítricos, além de seu aroma e sua suculenta polpa, contam com uma grande quantidade de vitamina C, capaz de proteger-nos contra determinadas doenças, atuar como antioxidantes importantes em nossa dieta e nos proteger do frio. Por estas razoes,vamos falar dos benefícios dos cítricos.
Sem mais conversas, vamos passar uma listagem com os benefícios dos cítricos mais importantes:
1.- O Limão: É um cítrico rico em vitamina C e é capaz de melhorar nossa circulação sangüínea, proteger das infecções e atua como estrigente. Só tomando um copo de suco de limão, poderemos aproveitar destes benefícios porque nos contribuirá toda a vitamina C que precisamos no dia.
2.- A Laranja: Este cítrico é capaz, além de contribuir-nos a vitamina C que precisamos em nossa dieta diária, de contribuir à ingestão da fibra e os flavonoides que precisamos, que podemos encontrar nas peles brancas que, normalmente, costumamos retirar antes de consumir a laranja. Ingerindo uma laranja ao dia, contribuiremos a nosso organismo a quantidade de vitamina C e ácido fólico que precisa nosso corpo.
Estes são os benefícios dos cítricos mais comuns, esses que estão ao alcance de nossas mãos em qualquer momento e lugar do dia.

A vitamina C é uma das vitaminas mais importantes e imprescindíveis para o correto funcionamento de nosso organismo, já que além de ajudar a combater infecções, ou ser uma boa aliada na prevenção de alguns tipos de câncer.
É uma vitamina hidrossolúvel um tanto instável, já que uma vez removida da fruta, tende a perder vitamina C. Caso cozinhar a fruta que possui a vitamina C, a perda pode alcançar 100%.

vitamina c

Além disso, a exposição ao ar e a luz podem provocar uma diminuição desta vitamina em frutas e verduras.
Se o que você deseja é obter a quantidade diária recomendada, o mais recomendável é saber quais são os alimentos ricos em vitamina C.
Alimentos ricos em vitamina C
Alimento                          Quantidade (mg. por 100 g.)
Goiaba                                         270
Pimentões                                    130
Papaia                                           80
Kiwi                                              70
Couves                                           65
Repolho                                         67
Framboesa                                     60
Limão e laranja                              50
Tomate                                           45
Manga                                            38
Tangerina                                       35
Espinafres                                      30
 
Benefícios do suco de laranja
E, entre os alimentos ricos em vitamina C, nos encontramos com a laranja. Uma das formas de desfrutar desta deliciosa fruta é através do suco de laranja. Mas, quais são os benefícios do suco de laranja?

suco laranjaBenefícios do suco de laranja
*Importante quantidade em vitamina C.
*Ajuda a controlar os níveis de colesterol alto, ao mesmo tempo que também a pressão arterial.
*Um suco feito com uma laranja contribui só 60 calorias, por isso é ideal dentro de uma dieta de emagrecimento.
*Ajuda a reduzir os resfriados.
*Dispõe de um total de 60 tipos de flavonoides e 170 fitoquímicos, os quais são beneficentes para prevenir e combater o câncer, reduzir a inflamação, ou em casos de asma ou osteoporoses.

Como sabemos, a vitamina C é uma das mais conhecidas na hora de ajudar a nosso organismo a manter uma boa saúde .
 
O que são antioxidantes e quais são seus efeitos?
Em muitas ocasiões, têm se preocupado com antioxidantes, e, finalmente, sobre os alimentos ricos em antioxidantes.
Quais são os seus efeitos e benefícios?

Antioxidantes

Alguns alimentos ricos em antioxidantes
Os antioxidantes são substâncias encontradas naturalmente em muitas plantas, que em alguns aspectos, são capazes de bloquear os múltiplos efeitos negativos das agressões diárias que nosso corpo sofre, e gerar radicais livres.


Quais são os efeitos dos antioxidantes?
Como eu mencionei no início deste artigo, os antioxidantes são capazes de evitar a oxidação celular causado pelos radicais livres, algo realmente essencial, pois esta oxidação acelera o envelhecimento e pode causar mutações nas células que podem virar causar câncer ou outras doenças degenerativas.

Alimentos ricos em antioxidantes
Os antioxidantes são substâncias que encontramos em determinados alimentos, e que contam com uma grande variedade de benefícios e propriedades para nosso organismo, já que nos protegem da ação dos radicais livres.

Tal e como se demonstrou cientificamente em uma grande variedade de estudos e investigações diversas, os radicais livres são responsáveis de algumas doenças e os processos de envelhecimento.

antioxidantes

Devido a isso, é mais que recomendável e adequado contar em nossa dieta e alimentação diária com muitos destes alimentos ricos em antioxidantes.
Os alimentos ricos em antioxidantes são:
Tomates: Contém licopeno (benefícios do licopeno), o qual ajuda a prevenir o câncer de próstata e o gastrointestinal.
Vitamina C: Mesmo que não é um alimento si, sim é uma vitamina que a encontramos em muitas frutas e verduras. Tem uma grande potência antioxidante, além de prevenir o câncer e estimular o sistema imune.
Couves: Contêm flavonóides, corantes naturais com uma potente ação antioxidante.
 

Nenhum comentário: