“Nada é. Tudo está.”

20/09/2011

Gee ou Ghi a Manteiga Clarificada



Ghi: O Líquido Dourado
O que é?
Ghi (ghee) ou manteiga clarificada vem sendo utilizada na Índia há milênios de anos tanto na culinária como nos tratamentos medicinais milenares.

O Ayurveda -medicina tradicional indiana - o considera uma Rasayana (ver Histórico), ou seja, um alimento que promove longevidade e rejuvenescimento.
Ghi (ghee) é tradicionalmente produzido ao aquecer manteiga fresca, sem sal e sem adição de nenhum produto químico e de boa qualidade até que ela se torne um líquido dourado e translúcido e com perfume característico. Durante esse processo, a lactose coagulada e outros sólidos do leite são removidos, podendo então ser consumido por pessoas que tenham intolerância à lactose.
Após a filtragem das impurezas, transforma-se em um óleo puríssimo. Graças a isso, o Ghi (ghee) suporta temperaturas superiores à da manteiga e de outros óleos sem criar toxinas.
Além de mais nutritivo, realça o sabor e aroma dos alimentos. O Ayurveda recomenda dourar rapidamente os temperos a serem utilizados na refeição no 
Ghi (ghee) é um tônico fortalecedor e regenerador dos fluídos, aumentando sua mobilidade, exatamente o oposto da manteiga que provoca degeneração, acúmulo e problemas de circulação nas artérias.
Mesmo sendo uma gordura saudável, deve ser consumido com moderação. Como o Ghi (ghee) é mais saboroso que outros óleos, uma pequena quantidade é suficiente.


Ouro para nosso corpo
O Ghi (ghee) é muito utilizado para cozimento. Realça o sabor e aroma do alimento, aumenta a absorção dos nutrientes e pacifica os três doshas (Vata, Pitta e Kapha).
O Ayurveda recomenda dourar rapidamente no ghi (ghee)os temperos a serem utilizados na refeição, pois isto ajuda a transportar a porção solúvel de lipídeo dos temperos para as membranas celulares constituídas de lipídeos. Por esta mesma razão, o Ayurveda usa o ghi (ghee) em várias fórmulas herbáceas, pois é um excelente condutor para as ervas. Funciona também como um conservante natural nesses produtos.
O azeite de oliva é famoso entre os nutricionistas ocidentais por ajudar a limpar os canais biliares e o fígado. De acordo com a medicina Ayurvédica, o ghi (ghee) tem o mesmo efeito, mas em todos os srotas (canais e condutos do organismo).
Para que o alimento possa chegar às células e tecidos do nosso organismo, é necessária a ingestão equilibrada de gorduras de boa qualidade. As gorduras são responsáveis pela distribuição do alimento no organismo. A partir dos 50 anos de idade, quando o fluxo sanguíneo já não é mais tão eficiente, essa necessidade torna-se ainda maior. Problemas como falta de memória, concentração e fadiga mental estão ligadas à má oxigenação e nutrição de partes do cérebro. Nessa faixa etária torna-se essencial a ingestão de gorduras que auxiliem no transporte e distribuição do alimento.

Benefícios

  • Digestão
  • Equilibra a acidez gástrica
  • Absorção
  • É considerado o melhor Anupana: distribui e conduz os nutrientes para todos os tecidos do organismo com maior eficácia
  • Purificação
  • Estimula o metabolismo. Os alimentos são melhor digeridos e absorvidos, evitando formação de Ama (toxinas oriundas de restos alimentares), além de auxiliar em sua queima
  • Inteligência
  • Ao distribuir melhor o alimento, nutre camadas mais refinadas do sistema nervoso, expandindo memória e capacidade de aprender
  • Fertilidade
  • Aprimora a absorção dos alimentos pelo tecido reprodutor
  • Hepático
  • Alivia e fortalece o fígado
  • Longevidade

Algumas dicas quanto ao seu consumo
1. pode substituir a manteiga, margarina e outros óleos em pratos doces, salgados, no pão, em tudo!
2. ingerir o dobro de mel para uma porção de Ghi (ghee), potencializa o fogo digestivo;
3. ingerir o dobro de Ghi (ghee) para uma porção de mel, nutre todos os tecidos do corpo;
4. Além de ingerido, pode ser usado na pele como óleo de massagem ou nas plantas dos pés, a fim de beneficiar sono tranqüilo.
5. Além de hidratar, é refrescante. Pode ser aplicado em queimaduras leves.
6. O consumo regular de Ghi (ghee) realça o brilho natural da pele.
7. Acrescente uma colher de chá de Ghi (ghee) em um copo de leite quente levemente adoçado antes de dormir, para auxiliar na recuperação do desgaste físico e mental. Ótimo para estudantes, profissionais ativos e idosos.
8. Usado pela culinária gourmet como finalizador de pratos em molhos, sautés, frituras (por suportar altas temperaturas não cria toxinas, nem altera o gosto dos alimentos).

O quanto é necessário?
A quantidade apropriada de Ghi (ghee) estimula o Agni - fogo digestivo. Mas, no entanto, em excesso tem o efeito contrário. Imagine uma lamparina a Ghi (ghee): para manter a chama acesa é necessário que se adicione Ghi (ghee) continuamente. Mas ao se colocar muito Ghi (ghee) de uma única vez a chama apagará. Mesmo que Ghi (ghee) seja uma gordura saudável, deve ser consumido com moderação. Como é mais saboroso que outros óleos, uma pequena quantidade é suficiente. Certamente, sempre é aconselhável conhecer suas limitações e necessidades quanto à ingestão de qualquer alimento. Freqüência com exercícios físicos, dieta, tipo fisiológico e idade também são fatores determinantes.

Sabendo um pouco mais sobre as gorduras...
Processos de produção industrial moderna de alimentos adicionam excesso de gordura de baixa qualidade, como a gordura trans para ganhos de paladar e extensão da validade dos alimentos. Como conseqüência, existe a tendência de se rotular as gorduras como nocivas ao organismo. De fato a obesidade e o alto colesterol são dois graves problemas da nossa era, devido ao consumo dos alimentos industrializados.
Como conseqüência, para alimentar a paranóia pública com relação à gordura, indústrias alimentícias produzem cada vez mais produtos com baixo teor de gordura ou com 0% de gordura, os assim chamados “light”. Em nossa tentativa de permanecermos saudáveis, acabamos por não ingerir alguns tipos de gordura que nos beneficiam. Gorduras saudáveis são necessárias para a pele, nervos e células.
Nos últimos anos a medicina vem procurando pesquisar e classificar as diversas formas de gorduras para consumo humano. Embora existam casos em que a ingestão de gorduras deve ser mínima, por problemas de obesidade, há consenso geral quanto à necessidade de ingestão de gorduras para o pleno funcionamento do organismo.
As gorduras podem ser classificadas em duas categorias principais: saturadas e insaturadas. Gorduras saturadas podem ser divididas em ácidos graxos de cadeia longa e ácidos graxos de cadeia curta. Os de cadeia longa (maioria das gorduras animais) não são metabolizados totalmente pelo organismo e podem causar câncer e impurezas no sangue. Por outro lado, os de cadeia curta são metabolizados e assimilados liberando energia.
As gorduras insaturadas podem ser categorizadas em: monoinsaturada e poliinsaturada. As monoinsaturadas, como exemplo o óleo de oliva, são saudáveis, enquanto as poliinsaturadas não o são. Essa última oxida-se criando radicais livres prejudiciais às células do corpo. A maioria dos óleos vegetais como, por exemplo, o de girassol, milho e soja pertencem a essa categoria.
Além desses quatro tipos naturais de gordura, a tecnologia moderna acrescentou no mercado a gordura hidrogenada ou trans (margarina) contendo ácidos graxos transformados, os quais aumentam a produção de radicais livres e o colesterol LDL.
Então, onde fica o Ghi (ghee) nessa batalha entre as gorduras boas e ruins?
Ácidos graxos de cadeia curta são a grande maioria das gorduras saturadas do Ghi (ghee) que são facilmente digeríveis. Pesquisas indicam que o Ghi (ghee) contém 27% de ácidos graxos monoinsaturados e apenas de 4% a 5% de ácidos graxos poliinsaturados. Como nosso corpo precisa de ambos (saturados e insaturados), essa combinação é muito próxima do ideal. A taxa de absorção do Ghi (ghee) é de 96%, a mais alta de todos os óleos e gorduras.
Embora seja um subproduto da manteiga rico em ácidos graxos, pesquisas indicam que Ghi (ghee) não eleva os níveis de colesterol.

Totalmente Saudável

  • Livre de lactose
  • Não contém glúten
  • Sem sal
  • Não contém corante nem conservante
  • Dispensa refrigeração
  • Promove longevidade
  • Manteiga gourmet e medicinal
  • Ghi - grafia original e ghee - grafia em inglês

Receitas no site: www.ghibrasil.com.br


Nenhum comentário: