“Nada é. Tudo está.”

16/08/2011

O que seria decepção?




Dizem que decepção é a perda do encanto, e eu acredito que seja. Pois tudo que você deseja obter e conquistar, é motivado pela esperança, e quando você deixa de esperar, conseqüentemente passa a não se encantar mais com aquilo, deixando de admirar o que te proporcionou uma decepção.

Costumamos idealizar pessoas e atitudes, algumas vezes não só idealizamos, como chegamos até a presenciar fatos, que posteriormente se contradizem diante de outros fatos inversos, fatos estes que não era do seu conhecimento, da sua imaginação ao idealizar 'aquilo', causando uma decepção. Mas se decepcionar não se resume apenas em perder o encanto. A decepção é um sentimento muito dolorido, comparado à dor da morte, que corroe os nossos corações, causando outro sentimento, a frustração, que também não é nada agradável.

Há quem se decepcione, se magoe, chore, e com o passar do tempo acaba esquecendo e valorizando o que realmente vale apena. Porém, há aqueles que chegam ao fundo do poço, perdendo sua alto-estima, o amor-próprio, e a vontade de tentar algo novo, com medo de uma nova decepção, alguns acabam cometendo loucuras (inclusive suicídio), em busca de sentir-se melhor.

Apesar de tantos pontos negativos, já diziam por aí, que a decepção ajuda viver, e COMO ajuda, já que, diante de tal fato, você se policiará para não cometer o deslize de deixar as coisas chegarem a este estado novamente. A decepção torna o ser decepcionado mais atento, desconfiado, medroso e mais fechado, evitando mais uma desilusão. Não existe receita para superar melhor a decepção, mas se sabe que a vida caminha, e que uma lição aprendida com dor, jamais será esquecida. Quanto a quem lhe causou tamanha decepção, a vida tratará de dar o que merece.

Como dizia o Lulu Santos, 'se amanhã não for nada disso, caberá só a mim esquecer, e eu vou sobreviver', e é o certo, esqueça a decepção, esqueça as mágoas, elas maltratam a si mesmo. Analise a situação, tirando proveito disso para seguir adiante, pois mesmo decepcionado sempre há algo construtivo para o nosso amadurecimento e aprendizado.


http://gsfo90.blogspot.com Escrito por Gi Oliveira  

Nenhum comentário: