“Nada é. Tudo está.”

31/07/2011

Expulse a ansiedade



Nos momentos de inquietação, agonia ou aflição, a comida oferece alívio imediato. Mas essa válvula de escape pode atrapalhar a tão sonhada dieta de emagrecimento. Saiba domar sua angústia, para não aumentar o manequim.
Feche a porta e deixe a ansiedade lá fora...

Na hora de submeter-se a uma dieta não pode faltar determinação. A esperança de arrasar com aquele biquíni e ficar de bem com o espelho estimula o pontapé inicial. Todas nós já sabemos de cor, embora nunca seja demais repetir que fracionar as refeições, abrir mão de doces e optar pelas versões light são hábitos essenciais para quem topar a tarefa de diminuir a silhueta. Tudo isso vale (e como vale!) se a cabeça colaborar.

Por outro lado, tudo pode estar irremediavelmente perdido se bater, de repente, uma ansiedade. O que é isso, afinal, de que todos falam e poucos explicam? Ansiedade é uma sensação de inquietação, um desejo veemente de alguma coisa, uma impaciência quase inexplicável que surge com ou sem motivo e geralmente "exige" uma compensação para nos devolver o sossego. "Estudos longos e profundos mostram que pessoas ansiosas costumam comer demais", sustenta o psiquiatra Alexandre Pinto de Azevedo, que integra o Grupo de Estudos do Comer Compulsivo e Obesidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, de São Paulo.

Descontar a angústia em bombons e biscoitos recheados é comume, segundo o especialista, há explicação para isso. "Doces e gorduras atingem regiões cerebrais causando um alívio imediato", diz.
O problema é que essa impressão de prazer é efêmera. Assim, torna-se natural sair da linha com freqüência. Pronto: está claro como começa o fracasso da dieta do ansioso.

Descontrole. Qual é a causa?

"Estraguei tudo!", esse é o primeiro pensamento de cobrança que surge após o surto de ansiedade. Não tem jeito, o sentimento de falta de controle conduz imediatamente à culpa. E isso acaba gerando um círculo vicioso.

"A culpa provoca ansiedade, que leva à comida, que ocasiona a falta de controle, que gera culpa, que alimenta a ansiedade", exemplifica o psicólogo Marco Antonio De Tommaso, de São Paulo, credenciado pela Associação Brasileira para Estudo da Obesidade. Ele afirma que esse ciclo pode e deve ser interrompido questionando-se sua origem: formas errôneas de avaliar a realidade. E isso é fundamental para se obter sucesso na perda de peso.

O psiquiatra Alexandre Pinto de Azevedo acredita que o procurar um especialista é ideal nesse processo. "Identificar os causadores da ansiedade e aprender a lidar com eles é o primeiro passo", garante o médico. Ele também julga importante este trabalho porque recorrer à comida é uma válvula de escape que nem sempre está ao alcance de todos o tempo todo. "Se a pessoa não tem delícias por perto, ela pode ficar descontrolada e trazer prejuízos ao ambiente familiar e profissional", alerta.

O perigo do "eu mereço"

A partir do momento que a doença traz sofrimento, ela necessita de tratamento. Quando ocorre esporadicamente é considerada normal. "Faz parte do ser humano ter momentos de inquietação, porém é fundamental ter percepção dos exageros", avalia Azevedo. Já o psicólogo lembra que essa relação entre emoção e comida não é por acaso. "Quando o bebê chora, a mãe lhe oferece o leite", lembra. Ele acrescenta ainda que é comum resolver os problemas emocionais com alimento. "As pessoas carregam essa experiência da infância e adquirem esse hábito, que não é nocivo desde que não se torne um vício", avisa Tommaso. Aqui chegamos àquela velha e boa história do "eu mereço". A gente trabalha o dia inteiro, chega em casa exausta, não merece um bombom recheado de licor? NÃO! Porque é bem pior a emenda do que o soneto. Não tem jeito, a culpa sempre bate forte...

Para Tommaso, o grande problema de quem está acima do peso é a pressa. Afinal, não é possível iniciar um regime pensando em mágicas. "O gordo quer emagrecer, mas para ele, todo o processo de dieta tem de ser sofrido", critica. Por isso, a ansiedade encontra campo fértil para brotar e faz até os mais determinados entregarem os pontos.

"É uma auto-sabotagem: muitas vezes pode prevalecer o lado inconsciente que quer comer de tudo, que sente vontade de atacar guloseimas e que funciona como um empecilho para não deixar a dieta acontecer", considera o especialista.

Ele ainda acrescenta: "se um problema emocional estiver associado
à obesidade e não for trabalhado, a pessoa torna-se refém dele. O inimigo invisível está ali e é muito mais forte do que se imagina. No entanto, identificado e tratado, perde força e fica bem mais fácil manter a dieta em dia".


O psicólogo também explica que a fome ansiosa é brusca, instantânea, vinculada a outros estímulos. Pode inclusive surgir após uma refeição completa. Já a fome física é lenta, gradual. "O alimento aparece como a primeira maneira de lidar com a ansiedade", afirma. "Por meio de um trabalho psicoterápico, o indivíduo tem condições de se conhecer e encontrar outras fontes de prazer alternativas", diz o psiquiatra.

Domine a emoção e vença!

É importante procurar ajuda para identificar os motivos da ansiedade e da compulsão e aprender a lidar com suas emoções.

Diversamente dos homens, as mulheres apresentam menor resistência em buscar ajuda. "Eles preferem se tornar agressivos e irritados a bater um papo com o psicólogo", comenta Azevedo. Para ele, é importante procurar orientação médica "porque a ansiedade pode ser o primeiro sintoma de um problema ainda mais sério: a depressão". Além disso, lembra que para quem deseja perder peso é inaceitável compensar a ansiedade se empanturrando de alimentos calóricos.

E é justamente por esse motivo que o tratamento precisa ser focado. "A partir do momento em que se consegue domar a emoção, transformando um cavalo bravo em dócil, torna-se bem mais fácil obter bons resultados na reeducação alimentar e eliminar os quilinhos extras que tanto incomodam", finaliza, com propriedade, o psiquiatra.

Mulheres calmas e tranqüilas!

O psicólogo Marco Antonio De Tommaso lembra que, ao comer, obtêm-se um alívio temporário da ansiedade que, não sendo resolvida, retorna fortalecida pelo sentimento de fracasso. Ele apresenta algumas dicas importantes para lidar com isso, que minimizam a vontade de "beliscar" toda hora.

- Adie o impulso de comer. Ao perceber os primeiros sinais de ansiedade, dê uma caminhada.
- Enfrente essa inquietação com atividades gostosas, como telefonar para uma amiga, digitar um trabalho, ler um livro ou pintar.
- Desenvolva mecanismos anti-estresse ou atividades de relaxamento, como ioga e meditação.
- Não tenha alimentos de risco em casa, como bombons, bolachinhas, queijos gordos.
- Evite se pesar todo dia, isso traz um enorme grau de frustração.
- Fuja de mitos, respeite seu tipo físico.
- Desenvolva sua auto-estima, para sentir-se sempre bonita.
- Faça, regularmente, exercícios físicos que lhe dêem prazer.
- Aceite seus "pisões no tomate" como oportunidades de aprendizado.
- Cuidado com alimentos proibidos. Eles provocam ansiedade, tentação e culpa.
- Coma com responsabilidade.
- Planeje horários para suas refeições e seu cardápio rigorosamente.
- Não fique sem comer por mais de 3 horas. O jejum favorece os ataques de gula.
- Troque o regime por uma orientação nutricional personalizada, equilibrada e saborosa.

Mantenha a ansiedade longe sem sair da dieta

Existem alimentos que têm o poder de controlar a ansiedade e, além disso, podem ajudar a emagrecer. Saiba identificá-los!

O velho arroz e feijão
A serotonina é uma substância que exerce grande influência no estado de humor. A nutricionista Monica Beyruti, da clínica Alfredo Halpern (SP), explica que a ingestão de alimentos que são fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) e de carboidratos favorecem a sensação de bem-estar.

"Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono", destaca. Para facilitar a vida das pessoas que querem perder peso adotando uma dieta alimentar, mas precisam enfrentar a ansiedade, Monica oferece uma lista de alimentos valiosos.
Expulse a ansiedade

Fontes de triptofano: carnes magras, peixes, leite e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas, arroz, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados.

Banana sim. Com calda de chocolate, não!
Além desses alimentos, as fontes de vitamina B6 também são responsáveis pela melhora do humor. Fontes de B6: frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim", enumera.
Expulse a ansiedade

A nutricionista garante que todos esses alimentos são indicados para quem está de dieta desde que sejam consumidos com moderação. "Já o chocolate e o café devem ser evitados. Muitas pessoas acreditam que eles trazem bemestar, mas apenas aliviam momentaneamente a sensação de inquietação, e a ansiedade volta com mais intensidade", afirma. Para quem não resiste a um docinho, ela sugere "deixe preparado gelatina diet (em sabores variados) na sua geladeira, para aqueles momentos de descontrole emocional". A gelatina diet é pouco calórica e diminui a vontade de comer uma tonelada de doces.

Carboidratos: só o necessário para parar de pé
Ela lembra ainda que uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e causar depressão. "O melhor caminho é optar pelo equilíbrio. Nada de menos, nem de mais", alerta a especialista.
Expulse a ansiedade

Fontes de carboidratos: pães, batatas, cereais, biscoitos, massas e arroz integrais, mel, frutas, legumes e chocolate amargo (com moderação).

A sabedoria que veio do Oriente

A Medicina Tradicional Chinesa também tem artifícios contra a ansiedade. De acordo com Alice Keiko Fujiura, fundadora da Keiko"s Prevenção e Saúde (SP), o que faz engordar e causar ansiedade é a energia estagnada em pontos específicos do corpo.

"Os orientais consideram que a beleza vem de dentro para fora, por isso o organismo precisa estar equilibrado", diz. Para obter essa sintonia, a acupuntura e o Do-In são ótimos. "A diferença entre eles está na aplicação do procedimento. O primeiro é com agulhas (aplicado por médicos ou especialistas) e o outro é uma automassagem", ensina Alice, que demonstra como massagear por 30 segundos alguns pontos para afastar a ansiedade (veja fotos). Ambos conseguem garantir bons resultados, pois trabalham os mesmos pontos energéticos.

Utilizá-los como coadjuvante e preventivo no tratamento da ansiedade é de grande valor. "Ansiedade, nervosismo e depressão são conseqüências de desequilíbrios de saúde," analisa. Com ambas as técnicas, segundo Alice, é possível realizar uma limpeza interna que se reflete na aparência externa. Assim também ocorre com a ioga, que fortalece o corpo e aquieta a mente.

Nenhum comentário: