“Nada é. Tudo está.”

20/05/2011

Limpeza dos cristais e pedras


As pedras estão expostas a uma grande variedade de energias antes de chegarem às suas mãos. Antes de usá-las em cura ou magia, muitos profissionais efetuam uma limpeza ou purificação. A única exceção são aquelas que você mesmo coletou.

Cuidados Especiais:
Alguns cristais são sensíveis à luz e a água, por isso, escolha corretamente o método de limpeza a ser utilizado.
Exemplos de cristais que precisam de cuidado:

Cristais sensíveis ao contato com a água:
Lápis-lazúli e Turquesa: não coloque de molho
Halita e Selenita: são solúveis em água
Malaquita: apenas água fria

Cristais sensíveis à luz e calor:
Ametista, Quartzo Rosa e Turquesa (podem desbotar)
Lápis-lazúli e Turmalina (evite alta temperatura)
Quartzo e Malaquita (evitar mudanças bruscas de temperatura)
Turquesa (sensível a qualquer calor).

Existem vários métodos de limpeza, abaixo alguns:
Luz Solar
Consiste em colocar o cristal ao sol por um dia, três dias ou mesmo uma semana. Os raios solares fazem o trabalho, queimando as energias desnecessárias. Recolha as pedras todos os dias ao anoitecer. Algumas pedras estarão "limpas" depois de um dia absorvendo os raios solares, outras precisarão de mais tempo. Verifique-as todo o dia, e sinta suas energias internas colocando-as em sua mão receptora. Se as vibrações são regulares, saudáveis, a limpeza foi efetuada.

Terra
Enterre seu cristal na terra por cerca de uma semana (faça uma marca onde os deixou). A terra é naturalmente magnética e elimina a negatividade.

Água corrente
Coloque os cristais na água corrente e deixe-os por um ou dois dias. Se houver um rio ou fonte perto de sua casa, é o ideal. Coloque as pedras em uma sacolinha de rede ou invente algum outro jeito de garantir que elas não sejam levadas pela água. Deixe-as a noite toda para uma limpeza delicada de todas as impurezas.

Água corrente e Visualização Mental
Segure os cristais embaixo da água corrente em uma torneira comum durante alguns minutos. Enquanto faz isso, imagine uma linda cachoeira que você tenha visto ou visitado. Ou imagine ondas quebrando sobre seu cristal em uma praia tropical. Ou imagine uma luz dourada penetrando no cristal.

Ervas (Infusão)
A salvia (Salvia officinalis) e a artemísia (Hierochloe odorata), duas ervas americanas para purificação e cura, são associadas aos cristais de quartzo e ao xamanismo. Faça uma infusão (chá) de uma (ou das duas) colocando duas colheres de sopa da erva em água quase fervente. Deixe-a esfriar e mergulhe o cristal recém adquirido ou carregado negativamente (por exemplo: uma pedra usada na remoção de alguma doença) e deixe-o durante 24 horas. Depois, seque e segure-o. Se sentir a pedra "limpa", está pronta. Se não, coloque-a de volta na infusão até que esta tenha funcionado.

Ervas (Esfumaçamento)
“Esfumace” seu cristal queimando um maço de ervas secas, como a Salvia officinalis ou o Alecrim ou a Arruda. Ou acenda o incenso de sua preferência. Faça com que a fumaça passe sobre ele pelo tempo que achar necessário. 
Sopro
Mentalize uma luz branca e/ou violeta e expire pela boca sobre o cristal, com a intenção clara de limpá-lo e de retirar toda a energia negativa. Inspire luz branca e/ou violeta e expire pela boca sobre o cristal.

Ametista
Muitos terapeutas limpam os cristais, colocando-os sobre um pedaço grande, ou leito de ametista. A ametista transmuta as energias inferiores em freqüências mais altas.

Referências:
Enciclopédia de Cristais, Pedras Preciosas e Metais - Scott Cunningham
- O Livro da Cura pelos Cristais - Liz Simpson

Nenhum comentário: