“Nada é. Tudo está.”

13/03/2011

INTESTINO PRESO?


Siga as orientações e saiba como se livrar desse desconforto que acomete a maioria das mulheres e alguns homens. O ideal é associar a alimentação saudável, prática de atividade física regularmente, ingestão de água e consumo de fibras.

* FIBRAS: Consumo mínimo de 25 a 35 g de fibras solúveis e não solúveis por dia. As fibras solúveis são encontradas nos cereais integrais e as fibras insolúveis são encontradas nos legumes e frutas (celulose e pectina). Já a fibra dietética é encontrada no FOS e inulina e o consumo diário dever ser em média de 6 a 7 g.
* LÍQUIDOS: Junto com as fibras facilitam a passagem dos alimentos pelo aparelho digestivo o mínimo necessário são 2 litros (8 copos) diários de água.
* LIMITAR A INGESTÃO DE CAFÉ: Estão incluídas também bebidas alcoólicas e refrigerantes, que irritam a mucosa intestinal prejudicando seu funcionamento.
* ATIVIDADE FÍSICA REGULAR: Os exercícios físicos promovem melhor resistência muscular auxiliando na motilidade intestinal.

ALIMENTOS FONTES DE FIBRAS

* FRUTAS: cada porção média contém em torno de 1 g de fibra. Pêra, ameixa, ameixa preta, nectarina, laranja, mamão, pêssego, uva consumir de 3 a 4 porções diárias.
*
 LEGUMES E VERDURAS: cada pires contém em torno de 2 g de fibra. Beterraba, brócolis, couves, ervilha fresca, abóbora, berinjela, vagem, abobrinha, nabo, broto de feijão, alcachofra e repolho – se consumidos crus apresentam mais efeitos.
*
 LEGUMINOSAS: cada pires cozido contém em torno de 2 g de fibra. Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha partida.
* CEREAIS: cada pires contém em média 1,5 g de fibra. Arroz integral, macarrão integral (ativa), pão de centeio integral, pão de aveia, Nesfit, farinha de milho, aveia.
* FARELOS: contém mais de 2 g de fibra. Farelo de trigo, farelo de aveia (oat bran), granola, all bran (kellog’s), fibra 1 (Nestlé), biscoitos integrais (Ativa, Jasmine, Nutry cookies) Multifibras (marca Cerelus), linhaça.

Nenhum comentário: