“Nada é. Tudo está.”

18/02/2011

Linhaça – Linum usitatissimum


A Linhaça (Linum usitatissimum) é também conhecida como Linho e Linhaça-Dourada. Inclui as espécies Linum lewisii e Linum perenne. Pertence a família Linaceae. O óleo de Linhaça, extraído a partir das sementes de Linhaçaconcentram grande parte das propriedades curativas da erva.
Usos Tradicionais: artrite, asma, bronquites, cálculos biliares, catarro, cistite, cistos no peito, constipação, convalescença, dor de garganta, eczema, hemorróidas, herpes, inflamação, pleurisia, pneumonia, psoríase, queimaduras, tosse.
Propriedades Medicinais: analgésico, antiinflamatório, antitussígeno, demulcente, emoliente, expectorante, laxante, nutritivo.
Na medicina popular, para possuir efeito laxativo, a pessoa pode comer diretamente duas colheres de sopa das sementes de Linhaça. Deve-se consumir bastante líquidos para o laxante ter o efeito desejado. O chá de Linhaça possui propriedades emolientes. A Linhaça ajuda a reduzir a agregação de plaqueta sanguínea. Na medicina alternativa, é usado em forma de cataplasma para queimaduras, inflamações, pleurisia, psoríase e herpes. Usada em loções e gel de cabelo.
Na culinária, as sementes podem ser consumidas cruas ou cozidas. Pode ser acrescentados a cereais, pães, biscoito, molhos e iogurte. A Linhaça é constituída quimicamente de ácido graxos ômega-3 e ômega-6, ácido linoleico, ácidos oléicos, linamarina (glicosídeo cianogênico), mucilagem, glicosídeos cianogênicos, proteína, vitamina A, vitamina B e vitamina E.
As sementes contêm uma quantidade pequena de ácido prússico, portanto, deve-se evitar usar as sementes não maduras (verdes), pois podem ser ligeraimente tóxicas.
As nome de espécie “usitatissimum” significa “muito útil”. Esta erva verdadeiramente útil é cultivada e utilizada por mais de 7.000 anos. No século VIII, o rei francês (do Império Carolíngio) Carolus Magnus editou uma nova lei que exigia que os cidadãos consumissem sementes de Linho, para que fossem mais saudáveis.
As fibras de algumas espécies de Linhaça são usadas para fazer papel, linho e barbante. A própria Linhaça foi utilizada para embalsamar múmias no Egito antigo. Mahatma Ghandi disse uma vez que “sempre que as sementes de Linho se tornarem uma alimento regular entre as pessoas, a saudé melhorará.”

Nenhum comentário: