“Nada é. Tudo está.”

18/02/2011

Ginkgo biloba


O Ginkgo biloba é uma poderosa erva medicinal nativa do norte da China. Pertence a família Ginkgoaceae.
Usos Tradicionais: ansiedade, arteriosclerose cerebral, asma, câncer, catarro, cegueira, coágulos no sangue, danos no crânio, degeneração macular, demência, depressão, diabetes, difteria, disenteria, Doença de Raynaud, doenças de coração, doenças vasculares, dores comuns, febre tifóide, flebite, hemorróidas, impotência sexual (disfunção erétil), incontinência urinária, irritação de bexiga, Mal de Alzheimer, pancadas, perda de audição, perda de memória, problemas renais, surdez, tuberculose, urinação frequente, vaginite, varizes, vertigem, zunido nos ouvidos.
Propriedades Medicinai: adstringente, antibacteriano, antifúngico, antioxidante, antitussígeno, expectorante, rejuvenescedor, sedativo, tônico estimulante, tônico renal.
As folhas do Ginkgo biloba colhidas no outono, quando começam a ficar amareladas, são utilizadas pela medicinais popular. Isso ocorre porque os níveis de flavonóides nesta fase é mais alto, potencializando os efeitos fitoterápicos da erva. Além disso, o extrato da planta e as sementes também são utilizadas.
Partes diferentes da planta têm propriedades diferentes. As folhas são antioxidantes, estimulantes cerebrais, tônico circulatório, tônico renal e rejuvenescedor. As nozes são antibacterianas, antifúngicas, antitussígenas, adstringentes, expectorantes e sedativas. As folhas são usadas na medicina alternativa para o tratamento do Mal de Alzheimer, ansiedade, asma, cegueira, coágulos no sangue, arteriosclerose cerebral, surdez, demência, depressão, perda de audição, hemorróidas, impotência sexual, degeneração macular, perda de memória, plebitis, problemas circulatórios, Mal de Reynaud, senilidade, danos no crânio, golpes, zunidos nos ouvidos, veias varicosas, vertigem e perda de visão. As nozes são usadas para tratar asma, irritação na bexiga, câncer, catarro, diabetes, difteria, disenteria, problemas renais, incontinência urinária, febre tifóide, zunido nos ouvidos, tuberculose, urinação frequente, infecção vaginal e doença vascular periférica.
O Ginkgo biloba ajuda a relaxar vasos sanguíneos de forma que mais nutrientes pode ser absorvidos pelo corpo. Ajuda o cérebro a utilizar melhor oxigênio e a glicose, além de melhorar a circulação periférica, sem que deixe a pessoa hiperativa por conta disso. Aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e as taxas às quais as informações são transmitidas. O Ginkgo biloba possui também a função de não deixar acumular plaquetas sanguíneas.
As sementes internas são comestíveis quando assadas. A noz não é sugerida para uso por tempo prolongado. O uso excessivo pode causar febre e dor de cabeça. Os efeitos colaterais de se usar as folhas de Gingko biloba são raras, no entanto, grandes doses podem causar perturbações gastrointestinais e dores de cabeça. O Gingko é considerado um das espécies de árvore mais velhas do mundo e tem resistência alta a patologias vegetais.
A utilização de extratos (Ginkgo biloba extracts) da folha do gingko pode ser rastreada por séculos na medicina tradicional chinesa. O gingko biloba é hoje, provavelmente, a erva medicinal mais amplamente utilizada para aumentar as funções cognitivas, ou seja, melhorar a memória, aprendizado, vigilância e humor.

Nenhum comentário: