“Nada é. Tudo está.”

07/02/2011

Dicas para unir ao bem-estar os cuidados com a memória

Lembre-se:

Alimentação: a dieta balanceada, em quantidades e horários adequados, é fundamental para a saúde física, emocional e intelectual. Por isso, comer bem é o primeiro passo para atingir o bem-estar do corpo e da mente.

Brincadeiras: Jogos de memorização, agilidade mental ou estratégias exigem bastante do cérebro. E isso faz bem. O desafio e a recompensa devem estar sempre presentes nessas atividades. Você pode até inventar seu próprio jogo. Ex. decorar receitas, ambientes etc.

Lazer: Os hobbies são ótimos aliados do bem-estar mental. Tanto os que exigem habiliade com as mãos, como cozinhar, pintar e bordar, artesanato, jardim, quanto aqueles que mexem com a mente, como ler livros, ir ao teatro. Portanto, abuse das atividades lúdicas e criativas nas horas de folga.

Novidades: O trabalho intelectual é imprescindível para quem quer manter a memória ativa. A idéia de aprender coisas novas todos os dias e sentir prazer nisso. Pode ser um idioma diferente, hábitos culturais de um determinado país ou técnicas de artesanato.

Exercícios: Fazer atividade física, além de aliviar o estresse, favorece a concentração, a atenção e a compreensão. Ou seja, quem faz exercício tem mais chance de sucesso durante qualquer processo de aprendizado. Intercale alongamento, relaxamento, força contra a gravidade e movimentos aeróbicos.

Sono: Dormir bem é a melhor dica para quem busca saúde para o cérebro. É nesta hora que ele processa todas as informações que colheu durante o dia. Também é uma oportunidade de descanso, afinal ele funciona numa espécie de piloto automático durante o sono, cmo o resto do corpo. O ideal é dormir de seis a oito horas ininterruptas por noite.

ESQUEÇA:

AUTOMEDICAÇÃO: medicamentos podem comprometer funções cerebrais, principalmente aqueles que agem no sistema nervoso central, como os ansiolíticos. Portanto, só use medicamentos com supervisão de seu médico.

DROGAS: Os entorpecentes tem um efeito devastador na mente de seus usuários. No caso de dependência química, as lesões podem ser irreversíveis. Isso vale tanto para o álcool como para as drogas ilícitas.

DEPRESSÃO: A doença leva a um estado de apatia e prostração. Sem estímulo e desencorajado, nosso cérebro também perde vitalidade. A falta de prazer e sentido na vida agrava a situação. É fundamental estar atento , saber reconhecer e tratar a depressão com profissionais qualificados.
 
ESTRESSE : A vida moderna impõe freqüentes situações que levam ao estado de estresse. O problema é que nem sempre extravasamos a adrenalina acumulada no trabalho, no trânsito ou em casa. Esta ansiedade, com o passar do tempo, pode causar prejuízos às funções cognitivas.

SEDENTARISMO: A falta de exercícios físicos regulares prejudica o metabolismo do corpo. Além de predispor a doenças como hipertensão, diabetes, colesterol etc. Pode atrapalhar também o aprendizado.

RONCO: Mesmo sem perceber, muita gente acorda várias vezes a noite com seu próprio ronco. Esse processo regular de interrupção do sono pode comprometer o armazenamento das informações colhidas durante o dia. Assim, quem sofre desse problema deve procurar ajuda profissional.

Contribuição: Ana Alvarez, pesquisadora com tese de doutorado em Ciências pela faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSC) das áreas de atenção, audição e memória.

Nenhum comentário: