“Nada é. Tudo está.”

26/02/2011

COMPORTAMENTO HUMANO X TUBO DIGESTIVO



Nosso sistema digestivo afeta nossas emoções, regula nossa imunidade e funciona   como um potente computador que capta as informações do ambiente para harmonizar-se com o seu hospedeiro ou rebelar-se contra ele. Vamos tomar como exemplo a pessoa que esta sempre raivosa, rancorosa, agressiva e desconfiada. Costumamos dizer que essa pessoa é enfezada, ou seja, esta cheia de fezes. E aquelas que estão sempre com medo, sem vontade, sem ímpeto, depressivos, que frente aos problemas da vida se “borram de medo”? é o intestino solto. Também tem aquele sujeito enjoado, que implica com tudo e com todos, provavelmente esta com as vísceras sobrecarregadas, tentando digerir o excesso alimentar que se expõe diariamente. Este é um grande candidato a ter uma pedra na vesícula. Estas pessoas peregrinam pelos consultórios médicos mundo afora, se entupindo de medicamentos para aliviar seus males. Tomam remédio para tudo, intestino preso, intestino solto, gases, má digestão, dor de cabeça, hemorróidas, sinusite, ansiedade e depressão, enfim, acham que tomando remédio podem resolver tudo; mas a verdade é que só amenizam os sintomas sem resolver a causa do problema. Por consequência sofrem complicações com a mistura de remédios e alimentos pobres em nutrientes e ricos em toxinas.
Temos que aprender a desintoxicar e relaxar. A desintoxicação no âmbito físico é importante, mas não é suficiente. A limpeza psíquica e energética é imprescindível para uma cura duradoura.
O ressentimento é um exemplo de intoxicação psíquica. Quem guarda ressentimento em relação à outra pessoa é quem carrega o fardo, não a outra pessoa a quem se quer mal. Queremos prejudicar alguém e, no entanto, prejudicamos a nós mesmos. Geralmente quando destinamos o pacote de censuras a alguém acabamos carregando o pacote que criamos.
O corpo e a alma estão estreitamente unidos, devem sempre ser vistos e tratados concomitantemente.
Para quem quer desintoxicar-se naturalmente tem que interromper a ingestão de alimentos tóxicos e desvitalizados antes de lançar mão das curas de purificação. O pressuposto para uma desintoxicação profunda é uma alimentação baseada em alimentos de qualidade, integral e em conformidade com o tipo de pessoa.
Nem todas as pessoas tem as mesmas necessidades alimentares o tipo de alimentação varia com o sexo, a idade, o tipo de atividade física e o tipo físico. Algumas pessoas necessitam de maiores quantidades de alimentos enquanto outras podem comer como passarinho. Algumas necessitam de alimentos que aqueçam o corpo e estimulem o metabolismo enquanto outras necessitam de alimentos que refresquem ou esfriem o corpo diminuindo o metabolismo acelerado. Mas independente desses fatores, todos necessitamos de alimentos frescos, saudáveis e integrais.
A alimentação inadequada não é a única causa das diferentes doenças, nem explica totalmente o mau comportamento, mas com certeza o individuo que segue uma alimentação saudável terá maiores chances de recuperação em caso de doença e com certeza dormira melhor, sentirá o corpo mais leve e saberá lidar com a vida de uma forma mais serena. A dietoterapia, ou seja, o tratamento através dos alimentos é fundamental na prevenção e tratamento de qualquer enfermidade, desde um simples resfriado até os casos mais graves como o câncer.
ALESSANDRA GOULART ABERO - Nutricionista e Bióloga
Atende como nutricionista clinica, ministra cursos e oficinas de culinária integral e faz palestras sobre alimentação saudável e ecologia humana.
Atendimento:
Centro Flor de Lótus – Rua Fernando Machado, 657  Porto Alegre - fone: 32288475

Nenhum comentário: